O estresse enfraquece a imunidade, acaba com o humor, perturba o sono e pode até favorecer doenças e distúrbios alimentares. Motivos não faltam para se livrar desse mal, mas de nada adianta investir em todas as alternativas para combatê-lo sem saber direito como usá-las. A massagem ou a academia que você reservou no final do dia para fugir das tensões, por exemplo, pode ser mais um empurrãozinho para a crise de estresse estourar. Sabe por quê? Confira o que psicólogos e estudos mostram e descubra.

Academia

É verdade que a prática de exercícios físicos libera hormônios que proporcionam o bem-estar, mas o final da tarde e a noite costumam ser os horários mais lotados da academia. Com tanto barulho e movimentação, talvez o seu corpo e a sua mente não consigam descarregar toda a tensão acumulada. O mesmo vale para outras atividades de lazer que costumam ser bem tumultuadas, como fazer compras em dias de comércio lotado.

Segundo a psicóloga Milene Rosenthal, reservar um momento do dia para ficar em um ambiente mais tranquilo faz muita diferença: “Quando não existem estímulos externos para manter a atenção em alerta, as atividades cerebrais tendem a diminuir, fazendo com que o cérebro fique mais descansado e relaxado”.

Massagem

Você está cheio de compromissos, mas sustenta a ideia de que precisa ter um momento de lazer e relaxamento no dia. De fato você precisa, mas não dá para apertar ainda mais a agenda para encaixar uma massagem se o saldo final será um estresse enorme para correr e conseguir fazer com que tudo dê tempo. “O cérebro entende o excesso de atividades como uma ameaça e libera hormônios do estresse”, conta a psicóloga Milene. Manter uma rotina dessa forma pode acabar favorecendo o aumento da pressão arterial e a diminuição da capacidade de aprendizado, entre outros problemas.

E-mail

Parece que fazer algumas pausas durante o dia para olhar redes sociais e e-mail pessoal é uma ótima forma de se abstrair do estresse no ambiente de trabalho. Mas você já parou para pensar com que frequência está fazendo isso? A cada parada, o seu cérebro não relaxa, pois precisa retomar o raciocínio e a concentração para você voltar à atividade profissional. As tarefas podem ficar cada vez mais acumuladas, sem contar que você não descansa o corpo, o mantendo o tempo todo na frente do computador, sempre na mesma posição.

“Quando o trabalho flui, evitamos o estresse, economizamos tempo e poupamos a nossa mente de preocupações desnecessárias”, explica a psicóloga Glauca Lage. Por isso, é melhor organizar uma agenda de tarefas e controlar as escapadinhas para e-mails e redes. Na hora em que se sentir muito estressado, procure dar uma volta, fazer um lanche e alongar o corpo.

Celular

Aparelhos telefônicos com internet permitem que as pessoas se distraiam a qualquer hora e fiquem o tempo todo ligados a pessoas queridas, mas eles não podem virar um vício. Um estudo da University of Gothenburg, na Suécia, analisou 4.100 pessoas durante um ano e identificou uma relação entre o uso de internet com problemas de saúde, como estresse, depressão e dificuldade para dormir. Segundo os pesquisadores, é muito fácil ficar mais tempo do que o planejado navegando, aumentando a pressão para conseguir cumprir as atividades e compromissos do dia.

Facebook

Um recente estudo traz mais um gatilho para o estresse relacionado à internet: ter muitos amigos no Facebook. Aparentemente parece ser bom porque você tem muitos contatos para se relacionar, certo? Por outro lado, pesquisadores da Edinburgh Business School (Reino Unido) apontam que é mais provável que algo que você diga ou faça na rede social ofenda alguém ou prejudique a sua reputação. O estudo avaliou 300 usuários do Facebook e revelou que adicionar empregadores, pais e ex-namorados, por exemplo, resulta em um aumento da ansiedade. Afinal, é preciso filtrar tudo o que você vai publicar. O comportamento que você tem na frente dos seus pais nem sempre é o mesmo que tem na frente dos amigos, por exemplo.

Compromissos

Quem marca mais compromissos de lazer no fim de semana do que é capaz de cumprir corre grandes riscos de chegar ao final do domingo esgotado e com a sensação de que não relaxou. “O período de folga fica corrido e, de novo, o estresse acaba preenchendo um espaço que deveria ser voltado ao estímulo do bem-estar, da tranquilidade e da paz interior”, afirma Milene Rosenthal. Faça uma parada para recompor as energias perdidas durante a semana e iniciar a segunda-feira com pique.

Problemas

Dar as costas para o mundo toda vez que você quer relaxar não é exatamente a forma mais adequada de afugentar o estresse. Cedo ou tarde será preciso lidar com os empecilhos que você está ignorando. “Além disso, muitos problemas que não são resolvidos logo de início podem piorar e se tornar mais complexos, aumentando a preocupação constante e o estresse”, lembra a psicóloga Milene. A alternativa para isso? Separar dois momentos na sua rotina: um exclusivo para enfrentar essas pendências e outro para relaxar.

Disposição

Você quer ter pique até o último momento do dia e investe em café, guaraná e outras bebidas para conseguir se manter na ativa. Na hora de se deitar, o tão esperado sono não chega e nada de você relaxar. Isso soa familiar? “Existem inúmeras pesquisas que comprovam que a cafeína é um estimulante para o organismo e traz dificuldade para dormir”, comenta Milene Rosenthal. Horas antes de se deitar, pare com essas bebidas e adote as sugestões da psicóloga Andreia Calçada: tome um banho quente e relaxante, prefira programas mais tranquilos de televisão, alimente-se de forma leve, faça exercícios de respiração e relaxamento, e um bom chá também ajuda.

Fonte: www.minhavida.com.br