A terceira edição do evento – primeira realizada em Caxias do Sul – consagrou a equipe Laika, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade, como a grande vencedora.

A equipe Laika, da Escola Municipal Madre Felicidade, de Garibaldi, venceu a 3ª Competição Regional de Foguetes, realizada em Caxias do Sul, neste sábado, dia 16 de junho. Em segundo lugar ficou a equipe Vostok 2, da Escola Estadual de Ensino Médio Maranhão, de São Marcos. Na terceira posição aparece a equipe Amarelão, da Escola Estadual Santana, de Antônio Prado.

O minifoguete criado pela equipe campeã alcançou a marca de 160,2 metros de distância e confirmou o favoritismo adquirido pelos competidores de Garibaldi ao longo da manhã do sábado. Os estudantes da Laika passaram pelas duas fases classificatórias à final em primeiro lugar.

Realizada no Campus-Sede da UCS, na Vila Poliesportiva, a Competição Regional de Foguetes ocorreu pela primeira vez em Caxias do Sul. Edições anteriores já tinham acontecido no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Para a atividade, os estudantes confeccionaram minifoguetes à base d’água. A equipe vencedora foi aquela que obteve o maior alcance de lançamento na fase final da competição, após se classificar em duas etapas eliminatórias.

Na edição caxiense, participaram 14 equipes de nove escolas. O evento reuniu mais de 50 participantes entre estudantes do Ensino Médio e do nono ano do Ensino Fundamental, além de professores, de seis cidades da região: Caxias do Sul, Nova Prata, Garibaldi, Carlos Barbosa, São Marcos e Antônio Prado. As equipes eram compostas por três alunos e supervisionados por um docente da escola que representavam.

A pró-reitora Acadêmica da UCS, professora Nilda Stecanela, fez a abertura oficial da 3ª Competição Regional de Foguetes, no UCS Cinema, e destacou o espírito de aprendizado que o evento possibilita aos estudantes.

“Vocês estão aqui mobilizados pela causa da ciência. A Competição Regional de Foguetes é uma competição saudável em que as competências dos estudantes entram em cena”, destacou a pró-reitora que, como pesquisadora, atua com temas relacionados à juventude.

A Competição Regional de Foguetes, realizada em Caxias do Sul, teve a coordenação do professor Tiago Cassol Severo. A próxima edição do evento se realizará em Bento Gonçalves, no dia 10 de novembro

Foto: Claudia Velho