Um ano inteiro de treinamento e participação em competições resultam em experiências que, no futuro, podem gerar conquistas e boas performances. E assim foi a participação das atletas da Associação Atlética e Cultural Bento-gonçalvense (AACB) no Torneio Nacional de Ginástica Artística, no Rio de Janeiro, entre 26 e 29 de outubro.
Nos quatro dias de estadia na antiga capital nacional, as representantes de Bento Gonçalves no Torneio Nacional tiveram contato direto com uma realidade distinta do que vivem. As jovens ginastas, que têm entre 9 e 19 anos, atuaram na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

Treinadas pela professora Mônica Ferreira, as sete integrantes garantiram participação no Torneio Nacional após uma série de provas e competições ao longo do ano. Delas, seis participavam pela primeira vez de uma disputa em nível brasileiro. “Elas lutaram contra o nervosismo, o que é perfeitamente normal. Coisas que elas não conseguiam fazer, e na hora acertaram. Em outras oportunidades, erraram por conta do emocional”, relembra.

As bento-gonçalvenses encontraram grandes nomes da ginástica, como o campeão olímpico Arthur Zanetti (Reprodução)

Além da falta de experiência da maioria do grupo, outros fatores emocionaram a todas: a estrutura da competição e a proximidade de grandes ídolos, como os atletas olímpicos Arthur Zanetti e Flávia Saraiva. “A estrutura do ginásio era fenomenal, com equipamentos oficiais, tanto para treino como para competição”, afirma a professora. Ela ainda destaca o lado humano que o contato com profissionais desperta nas potenciais atletas de Bento Gonçalves. “Elas observaram a elite do esporte, e ali puderam ver como os ginastas de alto nível também erram, se machucam e sentem dor. São humanos. Elas perceberam que quem é excelente também falha e assim têm uma ideia de como é o alto rendimento”, conclui a treinadora.

Um quase pódio

Mariane passará a conciliar a ginástica artística com os estudos na faculdade (Foto: Lucas Delgado)

A única representante da AACB que já havia participado do Torneio Nacional era Mariane Bernardi Scheeren, 19 anos. Espelho e inspiração para as demais atletas da equipe, ela garantiu posto entre as melhores da categoria Adulto Iniciante. Segundo ela, o desejo que passar o amor pelo esporte para as colegas, aliado ao esforço, tornam a competição ainda mais valiosa. “Foi muito incrível estar nesta competição, com aquela estrutura. Realizei um sonho. E chegar no torneio e ficar com uma boa pontuação é gratificante por conta de todas as superações” explica.

Mariane ficou com a quarta posição na categoria. Apenas 0,1 décimo a separou do pódio. Ainda, ficou apenas 0,6 décimo distante da liderança. Em sua segunda participação, o feito foi comemorado.

Esforço da técnica

O grupo formado pelas atletas é bastante unido e solidário. Além da já citada representação de liderança de Mariane para as mais jovens, o papel de Mônica é fundamental. De acordo com Silvia Perusso, mãe de uma das integrantes da delegação que foi ao Rio de Janeiro, a paixão pelo trabalho contagia a todos que tem contato com a equipe. “A força de vontade da Monica é algo incrível, já que se dedica como ninguém ao projeto. Ela corre atrás, ela busca recursos e faz o que tem que fazer para realizar o desejo das crianças e jovens”, explica. Silvia conclui. “Todo mundo vê isso. Compra a briga por ela e forma um grupo incrível que se gosta por conta da dedicação da professora. Ela tem paixão pela equipe e pelas meninas”.

A técnica Mônica Ferreira, junto à colega Vanessa Lazzarini, comandam a equipe. Desde o início do ano, elas foram responsáveis por planejar as viagens e as coreografias das ginastas bento-gonçalvenses.

Próximos desafios da equipe

Terminada a participação na única competição em nível nacional do ano, a Associação Atlética e Cultural Bento-gonçalvense já se prepara para uma nova competição. A equipe, que conta com mais de 150 crianças em treinamentos lúdicos e também de rendimento, participará de competição na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, a Sogipa, a partir do sábado, dia 18, na capital do Rio Grande do Sul.

Foto de capa: Ricardo Bufolin