Vencedor das últimas eleições, ocorridas em 15 de dezembro de 2017, o Eng. Civil Luiz Alcides Capoani assumiu efetivamente a Presidência do CREA-RS na quarta-feira, 11, na presença do 1º vice-presidente Eng. Agr. Gustavo André Lange. O Eng. Capoani inicia, assim, seu terceiro mandato à frente do Conselho gaúcho, onde esteve entre 2009 e 2014. É o primeiro presidente a conseguir este feito.

Ciente dos desafios e das responsabilidades em sua volta à Presidência, onde permanecerá até 2020, o Eng. Capoani ressalta o trabalho eficaz para buscar as melhorias necessárias para que o CREA-RS, com 44 Inspetorias em todo o Estado e 84 anos em maio, tenha vez e voz na defesa de seus mais de 80 mil profissionais e 15 mil empresas que atuam nas mais diversas áreas. “Precisamos ocupar o nosso lugar de direito na sociedade com um trabalho técnico baseado na expertise dos nossos profissionais nos assuntos da área tecnológica de interesse e visando a segurança da população gaúcha”, afirma.

Currículo

Luiz Alcides Capoani é formado em Engenharia Civil pela UFRGS e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação dos Administradores. Já exerceu os cargos de presidente do Instituto de Perícias e Engenharia de Avaliações do Rio Grande do Sul, de diretor técnico da Companhia Intermunicipal de Estradas Alimentadoras (Cintea) e de perito judicial da empresa Alca Construções Ltda. Foi também engenheiro responsável pela Secretaria Municipal de Obras Públicas de Sertão e presidente do CREA-RS por dois mandatos, entre 2009 e 2015.

Em reconhecimento a serviços prestados à nação ao longo da carreira, foi diplomado pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho e premiado com medalha pelo Instituto Brasileiro de Engenharia Civil do Rio de Janeiro. Pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, foi escolhido como Engenheiro do Ano em 2010 e 2012. E do Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, recebeu o título de cidadão honorário, entre outros reconhecimentos.