Alerta para quem gosta de energéticos: um estudo do Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, diz que o consumo frequente de 250 mililitros desse tipo de bebida induz coágulos nos vasos sanguíneos. Na opinião do cardiologista Nabil Ghorayeb, do Hospital do Coração, em São Paulo, o perigo existe para os que exageram na ingestão de energéticos. “Eles têm alta concentração de taurina, substância que estimula o cérebro, aumenta as contrações cardíacas e danifica os vasos”, explica. Ghorayeb avisa que a combinação com o álcool acelera mais o coração. “E, com a mistura, a pessoa bebe mais sem sentir, aumentando o risco cardiovascular.”

Tocou, ficou
O energético começa a fazer efeito na língua. O paladar está conectado aos músculos por meio de vias neurais e, mal o líquido encosta na boca, ativa áreas do cérebro que mandam um recado para a gente continuar na labuta.

Cabeça a mil
A cafeína, um dos ingredientes da fórmula, estimula o sistema nervoso central e inibe o funcionamento da adenosina, o hormônio do sono. A vitamina B combate o cansaço e a taurina turbina a disposição, a atenção e o foco.

Barriga forrada
Quando vazio, o estômago sofre com a ação da cafeína, que irrita as paredes do órgão. Isso pode resultar em azia, gastrite ou até úlcera. Por isso, pessoas que já sofrem com esses problemas devem evitar o consumo da bebida.

Disparada
A cafeína e os outros estimulantes, como ginseng e guaraná, fazem o coração bater muito rápido. Eles estimulam a secreção de adrenalina, o que se traduz em compassos cardíacos para lá de acelerados.

Passagem liberada
Com mais sangue passeando no corpo, os tecidos acabam precisando de uma dose extra de oxigênio e os brônquios se dilatam. Mas atente-se: o energético nunca pode ser confundido com remédio para problemas respiratórios.

Reservatório cheio
O consumo desse produto aumenta o volume de urina, que enche a bexiga. Esse mecanismo diminui a absorção do sódio e de água nos rins, o que, em casos graves, leva à desidratação.

Relação perigosa
A mistura de energético e álcool é comum nas baladas. Isso leva a pessoa a consumir mais bebida e a não sentir seus efeitos — se o ingerir via cerveja, por exemplo. O mix é a porta de entrada de muitos jovens para o mundo das bebidas alcoólicas. Acima, as sensações que esse combo costuma provocar.

Fonte: saude.abril.com.br