Faltando cerca de 90 dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes correm contra o tempo para estudar o conteúdo exigido e garantir boas notas. Além das questões objetivas, a redação é um dos assuntos que mais exigem conhecimento, principalmente, com os temas do cotidiano. Como é tradição da banca escolher assuntos atuais, professores orientam o candidato a estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo.

Professor acredita que assuntos atuais devem pautar prova nacional e de outros vestibulares. Foto: Reprodução

Conforme o professor de Português e Redação do curso Equiláttero pré-superior de Bento Gonçalves, Felipe Zobaran, o Enem tem a tradição de propor discussões sobre problemas sociais enfrentados pelo Brasil contemporâneo. “Considerando os temas dos últimos anos, que foram “Intolerância religiosa”, “Racismo” e “Violência co06ntra a mulher”, nota-se a tendência de discussões sobre ofensas a direitos humanos”, explica.

Segundo Zobaran, é importante que os estudantes mantenham uma estratégia de estudo na rotina de preparação para o exame. Ele recomenda que os candidatos produzam, pelo menos, uma redação por semana e se atualizem com notícias e artigos de opinião publicados em jornais e sites. “O Enem é uma prova muito cansativa. Estar acostumado ao estilo de questões é essencial. Além disso, escrever semanalmente uma redação seria interessante e que o texto fosse corrigido por algum colega ou professor, com base na matriz de competências da prova, que dá cinco notas de 200 pontos”, explica.

Confira os assuntos que poderão ser tema da redação do Enem 2017:

 

1 – Homofobia
A homossexualidade se define pela atração afetiva de seres humanos por pessoas do mesmo sexo. Desde 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a considera como uma característica humana normal. As ofensas contra homossexuais são frequentes no Brasil, devido aos posicionamentos religiosos da formação histórica da nação, e levam a crimes de violência física, psicológica, moral e de homicídio.

 

2 – Xenofobia
A xenofobia se define como o preconceito ao diferente. Nos últimos anos, o Brasil vem recebendo diversas ondas de imigrantes, como senegaleses, haitianos, ganeses, venezuelanos, colombianos, bolivianos, entre outros. Essas pessoas são repudiadas pelos habitantes locais, com crimes de ofensa e violência.

 

3 – Tráfico de pessoas e trabalho escravo
O trabalho sobre-humano, a remuneração excessivamente baixa ou nula, o aprisionamento, a moradia forçosa no local de trabalho e promessas não cumpridas em acordos não assinados são características desses dois problemas recorrentes.

 

4 – Sustentabilidade e problemas ambientais
A ONU tem uma agenda de 17 metas pala o desenvolvimento sustentável para serem seguidas pelos países do mundo até 2030; exigir que o candidato verse sobre a preservação ambiental é coerente com a banca ENEM, o que torna essa uma possibilidade forte. Temas relacionados, como a mobilidade urbana, a poluição do ar, as terras indígenas e a reforma agrária também são possíveis.

 

5 – Pedofilia e sexualização da criança
A banca Enem tem a tradição de relacionar problemas sociais às novas gerações, e frequentemente pede que o candidato proponha ações educacionais ou reflexões sobre o próprio sistema de ensino. Devido a isso, essa temática torna-se forte.