Evento deste sábado deve debater dificuldades da intolerância ao glúten e a possibilidade de instalar núcleo no município

Dificuldades para encontrar alimentos sem glúten e os tabus em torno da intolerância devem pautar o encontro com a Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), no Círculo Operário, em Bento Gonçalves, na tarde deste sábado, 23. A doença cada vez mais tem despertado a atenção dos médicos, na medida que o número de diagnósticos tem crescido nos últimos anos.
O encontro deverá definir se um núcleo, para abordar o tema com mais profundidade e estabelecer um diálogo em nível governamental, será aberto no município. Neste sentido, a Acelbra deve orientar os bento-gonçalvenses celíacos.
De acordo com a lojista Verônica Emanueli, que é celíaca, muitas pessoas ainda não sabem o que é a doença e como ela se manifesta. “No caso de Bento, não é viável colocar uma associação porque não estimamos o número de celíacos, por isso, o núcleo seria mais adequado”, comenta.

Dificuldades nas compras

Entre os problemas apontados por Verônica, a dificuldade em encontrar produtos que não contenham glúten é uma rotina na vida dos celíacos. Segundo ela, é necessário comprar em lojas especializadas ou demorar mais nas compras no mercado, uma vez que as empresas não evidenciam nos rótulos se os produtos contém ou não a substância desencadeadora dos problemas. “É um trabalho que se torna demorado”, resume.
Outra questão colocada por ela é sobre os riscos nos restaurantes, já que geralmente os clientes não sabem com o que foi temperada a comida. “Se usarem, por exemplo, caldo de galinha, que contém glúten”, expõe.
Para substituir a alimentação por produtos que não causem problemas, Veronica conta que opta por alimentos alternativos, como farinha de arroz, de aveia, etc. “Procuramos comer bastante frutas, também. Produtos que nós temos certeza que não contenham glúten”, ressalta. A partir da discussão que ocorre na tarde de sábado, 23, o grupo deve decidir se estrutura o núcleo em Bento.

O que é o glúten

O glúten é um conjunto de proteínas que tem na cevada, no centeio e no trigo e geralmente está presente em alimentos com o pão, o macarrão, o bolo e a bolacha. Ele é quem confere o caráter de elasticidade em diversos alimentos.

Atenção aos sintomas

De acordo com Verônica, os sintomas variam muito de pessoa para pessoa, mas o normal é ter um quadro com diarreia, vômito e dores de cabeça e abdominal. “Se eu comer algo com glúten hoje, por exemplo, não consigo sequer levantar para trabalhar”, comenta.

O trigo pode ser o problema

Pesquisas sugerem que a intolerância a glúten passou a se manifestar com frequência devido a uma série de fatores, tendo como principal deles as modificações genéticas do trigo.
Se por um lado há aqueles que condenam, por outro há uma corrente que o defende. Alguns especialistas acreditam que o glúten, em si, não faz mal, mas o problema é que está presente em alimentos pouco saudáveis, como hambúrgueres, pizza e doces, o que acarreta em problemas de saúde.

Você é celíaco?

Para diagnosticar algum grau de intolerância, antes de tudo é necessário buscar um médico, que fará uma análise clínica. Se o clínico-geral apontar suspeitas de doença celíaca, o ideal é buscar um gastroenterologista, especialista em sistema digestivo.