Quatro grupos de danças tradicionais da região dedicam seu tempo em longas noites de ensaios para alcançar objetivos

No embalo do sarandeio das prendas e no forte sapateio dos peões, os grupos de dança de Bento Gonçalves, Cotiporã e Carlos Barbosa ultimam os preparativos para mais um desafio: conquistar uma vaga na fase final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, que ocorre nos dias 16 a 18 de novembro, no parque da OktoberFest, em Santa Cruz do Sul. No entanto, para esse feito, as invernadas competem no próximo final de semana, em Lajeado, das provas artísticas nas Forças A e B, que irão selecionar os grupos que se juntam aos já classificados nas outras etapas eliminatórias. Coordenadores e dançarinos ressaltam a importância do evento e destacam a disposição dos bailarinos em busca do sonho.

Quatro entidades dos municípios de Bento Gonçalves, Cotiporã, Carlos Barbosa, pertencentes à 11ª Região Tradicionalista se deslocam à Lajeado para buscar a tão sonhada classificação para a grande final. Os CTGs Laço Velho, Paisanos da Tradição, Pousada dos Carreteiros e Trilha Serrana devem concorrer na modalidade de Danças Tradicionais – Força B. Ao total, 17 invernadas participam da classificatória, que levara apenas 11 grupos à Santa Cruz do Sul.

Para conquistar a vaga, os grupos ensaiam semanalmente em seus galpões. Os encontros se intensificam na semana que antecede o evento, quando os bailarinos passam, muitas vezes, os finais de semana inteiros dentro de um galpão repassando as coreografias e as danças tradicionais. Além disso, todas as despesas com indumentária, transporte, estadia, maquiagem e conjunto musical, na maioria das vezes são pagos pelos próprios dançarinos.

O Semanário conversou com os coordenadores de três grupos que contaram um pouco do que estarão levando à Lajeado no final de semana e ainda relatam as expectativas para a consagração do trabalho.

A etapa inter-regional do Enart inicia no sábado, 20, a partir das 9h, nos pavilhões do Parque do Imigrante em Lajeado. Além das danças tradicionais Força B, ocorrem ainda as disputas nos concursos individuais, onde os CTGs Gaudério Serrano e Herdeiros da Bombacha, ambos de Bento Gonçalves, também participam. No domingo, 21, ocorrem as apresentações das danças tradicionais Força A e as apresentações do restante dos concursos individuais.

CTG Paisanos da Tradição
Há 10 anos, o grupo adulto da entidade trabalha para alcançar seu objetivo maior: a conquista da vaga para a final do ENART. Atualmente, o grupo é formado por 16 bailarinos. Em 2017, a entidade participou da modalidade de Danças Tradicionais Força A, mas não obteve êxito. Segundo Lucas Contini, integrante da invernada, a mudança ocorreu devido a questões estruturais, financeiras e pelo desejo em manter o nome da entidade no evento estadual.

Coordenado por Michele Cislaghi, o grupo apresenta como temáticas a história do batalhão ferroviário da época de 1940 de Bento Gonçalves. As danças tradicionais ficam a cargo do instrutor Fábio Fransceschini. “Faremos o máximo para bem representar a 11ª R.T. tradicionalista e a nossa cidade de Bento Gonçalves”, afirma Contini. Atualmente, o grupo realiza ensaios de harmonização, trabalhos de interpretação e correção junto às danças tradicionais e de criação das coreografias de entrada e saída.

CTG Laço Velho
A primeira entidade tradicionalista de Bento Gonçalves também trabalha no intuito de voltar aos tablados do Enart em Santa Cruz do Sul. Em 2017, o grupo foi à Uruguaiana, mas não obteve êxito. No entanto, a invernada, composta por 30 bailarinos, manteve a sua base, agregando novos integrantes e continuou o trabalho que atualmente é coordenado por Vivian Bottega e Neiva Tumelero e tem como instrutor das danças tradicionais Manoel Paixão.

Para a apresentação em Lajeado, a entidade aborda nas danças de entrada e saída a temática da gaita, instrumento utilizado pelos gaúchos, enfocando sua sonoridade peculiar no Rio Grande do Sul.

Conforme Manoel Rodrigues, que integra a entidade, o grupo vem em uma preparação intensa e a expectativa é de que o trabalho seja consagrado com a classificação. “O Enart é o principal e mais competitivo evento de grupos do Estado. Poder mostrar o trabalho destes jovens dedicados que hoje formam o atual grupo adulto é a nossa grande realização”, afirma.

CTG Pousada dos Carreteiros
Da cidade vizinha de Cotiporã, o CTG Pousada dos Carreteiros vai levar a história dos tropeiros e sua contribuição para a construção da história e identidade gaúcha. Os 20 integrantes da invernada adulta, coordenada por Jucilei Siviero, Danieli Zardo e Maicon Lazzarini e ensaiada pelo instrutor Mateus Dal Magro, apresentam no tablado do Enart, além das danças tradicionais, coreografias que ressaltam objetos característicos, como bastos e taquaras, onde as danças enaltecem a história de um tropeiro que, no fim de sua vida, relembra os tempos de piá.

De acordo com Danieli, o grupo ensaia há cerca de seis meses para a etapa. “Quando se trata do Enart, as exigências aumentam, bem como a pressão para que tudo ocorra como planejado. Diante disso, as expectativas crescem, fazendo com que tenhamos mais confiança e também, acreditando que faremos uma boa apresentação”, afirma.

Para os cotiporanenses, a participação no evento reforça a importância da entidade na comunidade. “Ter a oportunidade de participar de um evento com tal magnitude traz credibilidade e confiança para o CTG, bem como divulga o município de Cotiporã e a nossa história”, afirma Danieli.