Vestidos com a camiseta da campanha “Eu cuido do que é meu”, alusiva ao Novembro Azul, e com luvas azuis, empresários de todos os setores produtivos da cidade, mobilizados pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, irão para as ruas para desmistificar o preconceito existente em torno da luta e prevenção do câncer de próstata. A ação atrairá olhares na próxima quarta-feira, 19 de novembro, às 13h, no centro da cidade.

Com o engajamento de lideranças de diversos setores, que confirmaram adesão em reunião na noite desta terça-feira, 11 de novembro, a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Severa, espera promover o início de uma importante mudança na cultura da cidade. “Assim como as mulheres, os homens também precisam se cuidar, fazendo exames preventivos. Aliás, as mulheres são fundamentais para alertar os homens. Por isso, também contamos com elas. Ao fazer esta ação, esperamos surpreender a comunidade para conscientizar sobre a importância e a necessidade de fazer exames preventivos”, destaca.

A expectativa é que um expressivo número de homens participe da ação, que será realizada no Dia Internacional do Homem. Já estão envolvidas as seguintes entidades e empresas: CIC/BG, ExpoBento, Sindmóveis, Sindibento, Fervi, SIMMME, Super Apolo, Multimóveis, Cinex, Dalmóbile, Todeschini, Bertolini, CDL BG e Sindilojas.

Os números são alarmantes. A projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que este ano 68.800 novos casos de câncer de próstata surjam no Brasil, 20% mais que o câncer de mama, que tem uma estimativa de 57.120 novos casos. Já o número de mortes, conforme dados do instituto, é praticamente o mesmo em ambos os casos: 13.345 mortes oriundas do câncer de mama e 13.129 de câncer de próstata (Dados de 2011).

Segundo Maria Lúcia, isso está intimamente ligado ao preconceito quanto aos exames preventivos. “Aos poucos, precisamos mudar isso, conscientizando a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, explica.

As camisetas podem ser adquiridas por R$ 20 na sede da Liga (rua Paraná, 31). Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451.4233 ou no www.facebook.com/ligaccbg.

Nomes confirmados:
Antônio Frizzo – diretor da Medical Center
Cleimar Sfredo – presidente do Sindibento, diretor do CIC/BG e diretor da Sul Nativa
Clóvis Capitanio – gerente da Cinex
Daniel Amadio – presidente do Sindilojas
Diego Panazzolo – presidente da Ascon Vinhedos e diretor da Panazzolo Construções
Edegar Brandelli – diretor do CIC/BG e Super Apolo
Henrique Tecchio – presidente do Sindmóveis
José Carlos Zortéa – diretor da ExpoBento e Jelipe Assessoria Empresarial
Juarez Piva – presidente do SIMMME e da Fervi e diretor da Piva
Laudir Miguel Piccoli – presidente da ExpoBento, diretor do CIC/BG e diretor da Gráfica Bento
Romeu Dalcin – diretor da Dalmóbile