O empresário Raul Anselmo Randon, fundados das Empresas Randon, morreu na noite desse sábado, 3 de março, em São Paulo, aos 88 anos. Ele foi submetido a uma cirurgia e, com o coração fragilizado, não resistiu às complicações do procedimento.  Randon estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde dezembro para a implantação de um pino entre o quadril e o fêmur.

Raul é natural de Tangará, Santa Catarina, e descende de imigrantes italianos. Foi em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, que ele fundou a indústria metalmecânica com as Empresas Randon, do segmento de implementos para transportes e cargas. A empresa foi fundada junto com o irmão Hercílio, em 1949, e iniciou como uma pequena oficina mecânica. A expansão dos negócios fez com que a Randon se consolidasse como uma das maiores fabricantes de carrocerias de caminhão, autopeças e implementos agrícolas do planeta.

Raul se tornou bilionário com o negócio, que empresa mais de 8 mil funcionários. Em 2013, a revista de economia Forbes Brasil o colocou na lista dos bilionários, com fortuna estimada em R$ 1,7 bilhão.

O corpo de Randon chegou de São Paulo em Caxias do Sul por volta das 9h deste domingo. O velório ocorre para a família até as 16h, após será aberto à comunidade. A cremação será realizada na manhã desta segunda-feira, 5 de março, a partir das 10h, no Memorial Crematório São José.