O Centro da Indústria, comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), recebeu na quarta-feira, 8 de maio, um encontro que abordou a temática “Empreendedorismo e o Novo Consumidor Digital”. O evento, promovido pelo Grupo Conexão Bento/Farroupilha e com apoio do CIC e da Startup Weekend Bento Gonçalves propiciou uma oportunidade para empresas já estabelecidas, a agregar práticas que podem potencializar seus negócios. “É uma mudança de modelo dos negócios que as startups estão provocando, que vai além do olhar sobre o negócio ser mais digital, é uma revisão de todo um modelo mental da atuação das lideranças, de formação da equipe, de mudar a mente para entender que esse momento não é apenas para melhorar a tecnologia dentro da empresa. Daqui a pouco tenho que mudar o modelo de gerir o negócio para ver se, de fato, é a tecnologia que tenho que mudar, talvez nem seja esse o ponto”, diz a Diretora Financeira do CIC-BG e Coordenadora do Comitê Regional do PGQP, Jussara Canabarro.

De acordo com Esdras Moreira, empreendedor e CEO na Introduce Tecnologia para Crescer, engajado na transformação digital dos negócios, a medida em que o consumidor tem uma nova informação, automaticamente, ele muda a sua consciência, adquirindo produtos de outros locais que, em muitos casos, não faziam parte do seu rol de estabelecimentos comerciais. “Por isso que o empreendedor precisa estar preparado e atualizado com as inovações do mercado. Negócios que não se adaptarem vão ficara para trás”, garante. De acordo com Moreira, os negócios vão precisar dedicar maior tempo e investimentos para a transformação digital. “Assim, como um dia, foi necessário dedicar tempo para criar um novo produto, uma nova filial, por exemplo, o empreendedor vai precisar dedicar tempo para entender a transformação digital e como os seus negócios podem se adaptar a ela”, explica.

Para Roberto Angonese, que também integrou o time de palestrantes, criar startups possibilita entender muito sobre o mindset que fazem esses negócios se destacarem e atropelarem grandes corporações. “Muitas coisas que aprendi com a elaboração das startups está sendo colocado em meus negócios e oferecendo inúmeras possibilidades de crescimento. A forma de pensar sobre este assunto cabe em qualquer empreendimento”, explica. Angonese diz ainda que é preciso experimentar para alcançar êxito no negócio. “Se erra muito. Isso faz parte do negócio, do processo de aprendizagem”, garante.

O encontro, promovido pelo Grupo Conexão Bento/Farroupilha – uma turma de entusiastas da inovação no mundo dos negócios –, propõe reunir empresários a fim de sensibilizá-los de que as startups são uma forma de empreender aplicável a qualquer tipo de organização, tendo o consumidor no centro de todo o desenvolvimento e validação das soluções.