Ausência de profissional teria motivado o fechamento do espaço; secretaria diz que biblioteca pode continuar aberta

Alunos da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, no bairro Borgo, em Bento Gonçalves, estão há cinco meses sem poder utilizar o espaço destinado à biblioteca do educandário. De acordo com a direção, o motivo apontado é a falta de um bibliotecário. Conforme a legislação, é necessário que haja um profissional para que o espaço seja aberto e possibilite o acesso à leitura. Pedidos para a contratação já foram solicitados, no entanto, até o momento, a escola, que é destaque internacional em projetos de leitura, aguarda o desenrolar da história, na esperança de que os alunos voltem a usufruir do espaço.

Conforme a diretora do educandário, Marines Tumelero, atualmente a biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 17 mil livros. No entanto, desde o mês de agosto os alunos estão impossibilitados de realizar retiradas de materiais para a prática da leitura. Segundo Marines, diversos contatos foram realizados junto à secretaria de Educação e também durante a realização do ParlaBento, sessão da Câmara de Vereadores realizada no bairro este ano. “Pedimos uma solução, pois estou com uma grande quantidade de livros novos encaixotados, por não poder abrir a biblioteca para os alunos. É uma situação muito triste”, lamenta.

Em nota, a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques informou que a auxiliar de biblioteca que realizava o trabalho foi colocada à disposição pela direção da Escola. “Com sua saída, foram convidadas duas pessoas que não aceitaram ocupar o posto”, explica. De acordo com Iraci, independentemente de haver funcionário, a biblioteca não precisa ficar fechada, pois, segundo ela, os professores têm condições de levar seus alunos para realização de trabalhos. Questionada sobre a possibilidade de nova contratação para este ano, Iraci explica que por estarmos no fim do ano letivo, a pasta não acredita ser necessária a busca de um profissional para suprir a carência neste momento. “Faltam apenas 15 dias para o término do ano letivo, além disso, entre 26 de dezembro de 2017 até 24 de janeiro de 2018 a escola estará fechada, evitando assim custos desnecessários”, pontua.

Escola é premiada com projeto de leitura

Mesmo enfrentando o problema do fechamento da biblioteca, a Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, venceu um concurso internacional, que tinha como temática, as obras de Willian Shakespeare. Para comemorar a conquista, direção, professores, alunos e comunidade em geral se reúnem na quarta-feira, 13, às 9h, para uma solenidade de entrega de prêmios e descerramento de uma placa alusiva à premiação.