Com impacto no campo acadêmico e no empresarial, iniciativa impulsiona a produção de conhecimento e difunde a pauta das energias renováveis

Um kart elétrico que pode ser carregado diretamente por um sistema fotovoltaico. Este projeto, em fase final de desenvolvimento, resulta da parceria entre a empresa Efall Engenharia Elétrica – especializada em energias renováveis e formada por egressos da Engenharia Elétrica da UCS – e pesquisadores da Instituição.

Os sócios Sidimar Capitanio, Fernando Cousseau e Cleison Turchetti, engenheiros eletricistas e egressos do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, trabalharam com o professor Alexandre Mesquita e o acadêmico de Engenharia Eletrônica e técnico laboratorista Francisco Telöken, para criar novas alternativas de reconfiguração dos sistemas de geração e distribuição de energia.

Projetando a necessidade de mais postos de abastecimento e o aumento do consumo energético a partir de uma presença futura dominante de veículos elétricos, o grupo destaca o papel das instalações fotovoltaicas para suprir a demanda. “A relevância da apropriação de conhecimentos e das características do cenário, nos âmbitos empresarial e acadêmico, leva à formação de mão de obra capacitada e ao desenvolvimento de tecnologias próprias”, afirma o professor Alexandre Mesquita.

Além da produção de conhecimento, o professor explica que a iniciativa da empresa propõe a divulgação da pauta das energias renováveis, unindo seu produto – a instalação de sistemas fotovoltaicos –, a outro tema que ganha força no contexto das energias alternativas: os veículos elétricos. Fundada em 2015, a Efall possui escritórios em Dois Lajeados e Garibaldi, atendendo Rio Grande do Sul e Santa Catarina e dispondo de centenas de usinas fotovoltaicas.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação UCS