Na sexta-feira, 17, foi realizada, no Plenário do TRE-RS, a cerimônia de lançamento da campanha #vemvotar. Profissionais da imprensa, magistrados e representantes de entidades parceiras do Tribunal compareceram ao evento.

Promovida pela Justiça Eleitoral gaúcha, a iniciativa tem como objetivo esclarecer a população sobre assuntos relacionados às eleições e, assim, conscientizá-la da importância do ato de votar para o desenvolvimento da cidadania. Para isso, magistrados e servidores foram convidados a gravarem vídeos com depoimentos, com o intuito de desmistificar temas que geram dúvidas aos eleitores.

A cerimônia começou com a exibição do vídeo de making of da campanha. Após, o presidente do TRE-RS, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, saudou os presentes e agradeceu a colaboração dos servidores e magistrados na ação. Explicou que a ideia da campanha é “construir um diálogo com a sociedade, procurando esclarecer informações e demonstrar a importância do voto, para que o eleitor possa exercê-lo com responsabilidade e consciência”. Enfatizou a importância do ato de votar: “se o momento é de mudanças, esta é a oportunidade que a Constituição Federal nos dá para implementá-las”. Por fim, destacou a colaboração dos órgãos de imprensa para divulgação da campanha.

Em seguida, a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, Marilene Bonzanini, também saudou os presentes, asseverou que “todos os que gravaram os vídeos cumpriram com sua responsabilidade social como cidadãos”, e também enfatizou o papel das emissoras de rádio e televisão na divulgação da iniciativa.

Manifestaram-se, ainda, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RS (OAB/RS), Ricardo Breier, e o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia. Ambos parabenizaram o TRE-RS pela ação, assim como destacaram a importância do voto para a democracia.

A cerimônia encerrou-se com a exibição de vídeos da campanha.

Fonte: Ascom TRE-RS
Foto: Raquel de Oliveira