Além da confirmação das duas candidaturas, conselheiros do MTG pediram o afastamento do atual presidente, Nairo Callegaro, para apuração de denúncias

Pelo menos duas chapas já lançaram suas candidaturas à presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), para o ano que vem. Elenir Winck e Gilda Galleazzi tiveram seus nomes confirmados ao pleito durante a Convenção Tradicionalista, realizada em Jaguarão, no final de semana. O pleito, que ocorre em janeiro terá, pela primeira vez na história do movimento, a participação de duas mulheres na disputa pelo cargo.

Elenir Winck foi vice-presidente de Administração e Finanças e também de Cultura do MTG e Gilda Galleazzi é coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul.  Ambas têm ampla experiência e trajetória no tradicionalismo gaúcho. Neste ano, Elenir já havia concorrido ao pleito disputando o cargo com Nairo Callegaro, que acabou sendo eleito presidente, após uma campanha muito movimentada no meio tradicionalista.

Novas chapas poderão surgir até a eleição. O atual vice-presidente de Administração e Finanças do MTG, Carlos Alberto Moser, havia anunciado intenção de concorrer,  porém durante a Convenção disse ainda estar analisando.

Conselheiros pedem o afastamento de Callegaro

Durante a 87ª Convenção Tradicionalista, foi protocolado com a assinatura de pelo menos um terço dos Conselheiros Titulares, solicitando a convocação de uma reunião extraordinária em até cinco dias úteis pelo Presidente do MTG. Caso o mesmo não o faça, os próprios conselheiros o poderão fazer.

O motivo, é a divulgação de uma carta da ex-assessora jurídica do MTG, Jessilena Ecthverry Alano, que aponta supostos problemas judiciais e financeiros dentro do movimento. No ofício, os conselheiros pedem o afastamento de Callegaro pelo período de 45 dias para averiguação das acusações e denúncias feitas por Jessilena. Neste período, uma comissão especial seria responsável pelo controle e organização da entidade.

Em nota oficial, Callegaro afirma ter recebido a notificação do Conselho Diretor e que no prazo e forma que a legislação tradicionalista determina, uma Sessão Extraordinária do referido Conselho será convocada.