Conheça qual a importância dos cargos que serão eleitos no pleito e suas atribuições

Nas eleições 2018, temos a chance de escrever a história do Brasil e seu voto faz toda a diferença. Sua escolha importa porque você tem a liberdade de decidir em quem votar. E anular? Bem, caso 99% da população anule o voto, ainda vai ganhar a eleição quem tiver a maioria dos votos válidos dentro do 1% de eleitorado presente. Ou seja, fazer parte do 1% é uma grande responsabilidade. Mas afinal, você sabe quais as responsabilidades dos cargos para os quais está votando?

O presidente da República é a autoridade máxima da política brasileira. Ele é o chefe do Poder Executivo do país, uma vez que vivemos em uma República presidencialista. No Brasil, o mandato do presidente tem duração de quatro anos, podendo ser reeleito.

Os presidentes possuem duas funções principais: ele é chefe do governo e chefe do Estado. Na primeira, é responsável por determinar ações e tomar decisões referentes à administração pública. Na segunda, o político é o representante do país perante o mundo. No Brasil, o presidente também é o comandante-chefe das Forças Armadas.

O presidente pode enviar ao Congresso Nacional projetos de lei sobre os temas que lhe compete decidir, como Orçamento, criação de universidades federais, de cargos e funções na administração federal, ou ainda criação e extinção de ministérios. Também lhe cabe elaborar e encaminhar ao Legislativo propostas sobre os mais variados assuntos, que serão discutidos neste âmbito.

Um presidenciável que, por exemplo, diz que vai criar um imposto para incidir sobre grandes fortunas precisa elaborar a proposta e encaminhar ao Legislativo. Ou seja, ele pode enviar a proposta, mas não toma decisões sozinho.

O presidente também pode vetar um projeto de lei, mesmo que ele já tenha sido aprovado pela Câmara e pelo Senado.

A eleição do presidente se dá por voto majoritário, podendo ir para o segundo turno caso o candidato não atinja mais da metade dos votos.

Senadores

Os senadores são representantes dos estados e do Distrito Federal, e não da população; assim, não há proporcionalidade em relação ao número de habitantes dos estados, como acontece com os deputados. Cada unidade da federação elege três senadores com mandatos de oito anos. A função de um senador é semelhante à de um deputado, ambos atuam na criação de leis, e na fiscalização dos atos do presidente da República.
Mas uma atribuição exclusiva do integrante do Senado é aprovar a indicação feita pelo Executivo de nomes para ocupar cargos como o de diretor do Banco Central, e aprovar nomes de diplomatas brasileiros que representam o país no exterior.

Deputados

O deputado federal é o representante do povo no poder legislativo. Entenda as funções do deputado federal. Cada estado elege um número de parlamentares proporcional à sua população. Atualmente, cada estado pode eleger no mínimo 8 e no máximo 70 deputados. As principais atribuições de um deputado são: propor leis, discuti-las e aprová-las, debater políticas públicas, fiscalizar o Poder Executivo, autorizar processo contra o presidente da República e aprovar o Orçamento da União.

Já a função do deputado estadual ou é equivalente à do federal, mas com aplicação no estado: cabe a ele propor leis estaduais, levar à discussão e à aprovação, além de fiscalizar a atuação do governador.