Os brasileiros vão às urnas nas Eleições 2014 votar para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual neste domingo, 5 de outubro. O eleitor deve comparecer ao seu local de votação (consulte o endereço de sua seção) com documento oficial de identidade com foto.

No Rio Grande do Sul, são 8.392.033 eleitores, distribuídos por 173 Zonas Eleitorais e cerca de 9 mil locais de votação. A Justiça Eleitoral orienta o cidadão a levar uma cola para agilizar o processo de votação.
Em cada uma das 26.448 seções eleitorais haverá quatro mesários, o que faz com que mais de 100 mil cidadãos trabalhem no pleito apenas no Rio Grande do Sul. O Estado possui o quinto maior eleitorado do país.

O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral neste domingo precisa justificar a sua ausência no pleito. Para tanto, deve comparecer à seção de votação mais próxima e apresentar o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido, junto com seu título de eleitor ou documento oficial com foto. Atenção: mesmo sem título, o eleitor deve saber o número de sua inscrição eleitoral, que pode ser consultado no site do TRE-RS ou nos cartórios eleitorais.

Neste ano, o eleitor que se cadastrou em tempo hábil poderá votar para presidente da República fora de seu domicílio eleitoral. No Rio Grande do Sul, haverá voto em trânsito em Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria. Confira os locais de votação. No Estado, foram 4.982 pedidos para o voto em trânsito no primeiro turno. No segundo turno, foram 4.745.

Caso o eleitor tenha necessidade de esclarecer dúvidas de última hora, o TRE-RS oferece um serviço de informações, o Disque-Eleições. Na Capital e Região Metropolitana o número é o 148 e, no interior do Estado, os eleitores podem ligar para (51) 32312731. Ao longo do dia do pleito, denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo número 190, da Brigada Militar. Na Capital gaúcha, há uma estrutura responsável pelo encaminhamento de eventuais burlas à legislação eleitoral.

Este ano, eleitores de 186 cidades gaúchas utilizarão o sistema biométrico de identificação. Acesse a lista destas localidades. Os eleitores destes municípios também devem comparecer às seções com documento oficial de identidade com foto. Em Bento Gonçalves haverá o sistema misto de votação, onde parte dos eleitores será identificada através da biometria.

A divulgação dos resultados pode ser acompanhada pelo sistema Divulga2014. A previsão do TRE-RS é de que, até as 21h do domingo, o resultado matemático da eleição seja conhecido. Conheça as outras formas de acompanhar a apuração e a estrutura de divulgação da Assessoria de Comunicação Social do TRE-RS.

Posso ou não posso?

No dia da votação é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido e/ou candidato de sua preferência. Entretanto, não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

No recinto da cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.