Quando dizem que ser avó é ser mãe duas vezes, não estão mentindo. Com a chegada dos filhos, todo homem e toda mulher muda, mas quando os netos nascem dá a impressão de que as mudanças são ainda maiores. Dizem que o ser humano aprende a ser ainda mais paciente e flexível, entende que os netos também precisam do espaço deles e, claro, fazem todos os gostos das crianças e adolescentes. Sim, sim, a mamãe/avó Ede Deliberalli pensa tudo isso, mas não vá imaginando que ela deixa os netos tomarem conta.

Aliás, essa avó é antes mãe do que qualquer outro substantivo que possa ser dado a ela. Com cinco filhos e seis netos, Ede cuida de Chaiane, 10 anos e Anderson, 18, depois de já ter criado toda sua prole.

Mãe e avó ao mesmo tempo, é possível? Para Ede sim! “Ao mesmo tempo em que faço todas as vontades deles, também sou bem rígida, não deixo que façam coisas erradas, nem que tomem conta das situações. É difícil definir o que sou, mas sou os dois ao mesmo tempo, com as qualidades e defeitos de uma mãe, e com todas as coisas boas que uma avó pode dar para um neto”, salienta.

Quando teve seus filhos, Ede conta que não tinha com quem deixá-los e mesmo assim, não parou de trabalhar, pois era necessário sustentar a família. Ela garante que não foi fácil, mas nem por isso pensou em desistir. “Eu não tinha minha mãe para deixar meus filhos, precisava ir à luta todos os dias. Hoje, que cuido dos meus netos como meus filhos, vejo que os pais deles são beneficiados por terem com quem deixar seus filhos”, acrescenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 7 de maio.