Informação é do novo diretor, Fernando Malheiros, que assumiu recentemente o comando do Complexo Educacional

A Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves recebeu, há mais de 30 dias, o novo diretor-geral da instituição de ensino. Fernando Malheiros, oriundo do Rio de Janeiro, chega ao município com o intuito de colaborar com o projeto educacional do complexo no município e em Nova Petrópolis.

Malheiros trabalha com a educação há mais de 20 anos. “Sou um apaixonado por ensinar, por educar e é um prazer estar nessa cidade, pois sou neto de gaúchos e agora vim viver um pouco da cultura da minha família”, ressalta.

Apesar de ter vivido grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, ele é natural de Belém do Pará. “Fui para o Rio muito pequeno, lá cresci e é onde minha família vive até hoje. Neste período, viajei por várias localidades do país para desenvolver esse projeto pelo Cenecista, e agora chego no Sul para desenvolvê-lo aqui também”, salienta.

O desafio de Malheiros abrange duas cidades da Serra Gaúcha. Além de Bento, ele também é responsável pela coordenação da instituição de Nova Petrópolis. “É um projeto muito grande. Estamos em vias de transformação em Centro Universitário, aprovação de alguns cursos que estão em andamento no Ministério da Educação (MEC), além de oportunizar que o crescimento e a aproximação com a comunidade sejam cada vez maiores. O Cenecista pediu que eu me disponibilizasse para vir e estou aqui, com muito orgulho e prazer, para contribuir com este período de crescimento da instituição”, afirma.

Comunidade

Em Bento Gonçalves, Malheiros já destaca alguns pontos positivos obtidos logo nos primeiros dias de convivência com a família Cenecista. “Percebo uma relação muito forte da comunidade com a instituição, uma expectativa muito grande com relação ao posicionamento do Cenecista no mercado. Temos grandes coirmãs, oferecendo serviços educacionais no ensino do primeiro, segundo e terceiro segmentos, mas temos uma característica muito grande da questão comunitária”, destaca. “Fui muito bem recebido pelo corpo discente e pelo docente. É minha primeira experiência com escola e minha relação com os pais tem sido muito boa”, frisa.

Segundo ele, Nova Petrópolis também possui uma comunidade forte e envolvida com a instituição de ensino. “Tem um sentimento de pertença muito grande naquele município, pois somos a única faculdade da cidade. Lá estamos próximos do empresariado e do Poder Público, e aqui também, da mesma forma, precisamos fazer com que estes elos sejam cada vez mais fortes”, pontua.

Ensino Médio

Os pensamentos no futuro demonstram onde a instituição quer chegar, auxiliando no crescimento da comunidade como um todo. “Teremos uma aproximação muito grande com os munícipes, com o empresariado no desenvolvimento de capacitações, de mão de obra e introdução no mercado de trabalho, questão de empregabilidade, aproximação com a efetiva necessidade do empresariado local”, pontua. Ele também afirma que a comunidade poderá verificar ações extensionistas e o relacionamento de serviços, com prestação de informações para a comunidade.

Além disso, uma das propostas para o próximo ano é o retorno do Ensino Médio, além do fortalecimento das parcerias já existentes. “É um pedido que a comunidade vem pleiteando, que o Cenecista volte a oferecer o Ensino Médio. Então estamos trabalhando para em 2019 voltar a atender esta demanda. Continuaremos com a perspectiva de formação, com a análise de novos cursos, o reposicionamento de outros, reatando parcerias que já temos e fortalecendo outras”, explica.

A família acadêmica sempre está em constante crescimento, com alunos em cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e EAD. “Em Nova Petrópolis, estamos chegando a quase 200 alunos na EAD, e oferecemos dois cursos de graduação presencial com aproximadamente 80 alunos. Em Bento, temos 1200 alunos distribuídos entre presencial e a distância e aproximadamente 200 na pós-graduação. Ao todo, são 11 cursos de graduação, mais dois do técnico, e atuamos em quase todas as áreas de formação”, esclarece.

Curso de Medicina

Um dos principais pleitos das gestões anteriores foi a instalação do curso de Medicina. Malheiros informa que, no momento, ainda não há nada previsão. “Esse era um grande sonho do professor Vercino, nosso eterno diretor e eterna referência, a quem saúdo e peço licença para passar a fazer parte da história do Cenecista. A oferta do curso de medicina não depende da instituição de ensino, o Ministério da Educação tem regras muito rígidas e restritivas da oferta do curso de Medicina no país”, relata. E complementa. “Dependemos da autorização para oferecimento, portanto hoje não há, por parte do MEC, nenhum projeto apresentando novos cursos de medicina a curto prazo. Não vou criar expectativas, pois não depende da minha decisão a oferta do curso. Para o momento, pelo menos, não temos nenhum direcionamento nesse sentido. Entretanto, o que estiver ao meu alcance, continuarei fazendo em prol da família Cenecista”, finaliza.

Foto: Cleunice Pellenz