Durante a tarde de sexta-feira, 30, nem a chuva afastou os manifestantes que foram até a Via Del Vino. Os sindicatos de Bento Gonçalves, alunos e professores de escolas particulares e públicas, além de servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) protestaram contra as reformas do Governo Federal que estão em votação na Câmara de Deputados e no Senado.

A educação foi um dos temas mais citados no encontro. Principalmente porque a proposta do presidente Michel Temer de alterar a Constituição para congelar, por duas décadas, os investimentos na área foi aprovada na Câmara. Segundo Germano Corrêa, estudante do IFRS, os alunos não podem deixar de se manifestarem contra os cortes que estão sendo feitos na rede federal. “Estamos com a metade do orçamento que precisamos. Já nos foi avisado que não conseguiremos fechar setembro sem estar no vermelho. Não haverá dinheiro nem para pagar as contas de luz”, comenta o jovem.

Já Oclair Sanches, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação (Sindal), garante que o trabalhador precisa ter atenção quanto às mudanças que estão sendo propostas para a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “O Governo está mentindo e o povo não está vendo que só eles serão os prejudicados. É preciso abrir os olhos e não deixa esse absurdo que tira o direito dos trabalhadores”, opina.