O ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite é o novo governador do Rio Grande do Sul. Ele foi eleito com mais de 53% dos votos dos gaúchos que foram às urnas. Ele disputou com o atual governador do Estado, José Ivo Sartori (MDB), que alcançou 47% do eleitorado gaúcho.

Brancos e nulos somaram pouco mais de 13%. Cerca de 18% dos eleitores não compareceram para votar.

Quem é o novo governador?

Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, 33 anos, é bacharel em direito. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do qual é presidente da Executiva gaúcha, foi prefeito de Pelotas, de 2013 a 2017.

Eduardo iniciou sua carreira política no movimento estudantil secundarista, sendo presidente do grêmio estudantil do Colégio São José. Na eleição de 2004, quando tinha dezenove anos de idade, concorreu a Vereador, obtendo 2 937 votos e ficando na primeira suplência. Após a eleição, integrou a Secretaria Municipal de Cidadania durante o governo de Bernardo de Souza, e foi chefe de gabinete do prefeito Fetter Júnior.

Concorreu novamente ao cargo de vereador nas eleições municipais de 2008, sendo desta vez eleito com 4 095 votos.No Legislativo, apresentou projetos de lei sobre transparência nos gastos públicos, o Código de Ética da Câmara, e o da publicação e redução das diárias do legislativo municipal. Além disso, foi o líder da bancada do PSDB e presidente da Câmara Municipal em 2011.

Concorreu, sem sucesso, a deputado estadual nas eleições estaduais de 2010, obtendo 21 372 votos.