Em meio à crise que assola o país, as empresas ligadas ao setor vitivinícola estão comemorando o crescimento dos negócios com o mercado internacional. Somente nos primeiros seis meses deste ano, houve um crescimento de 257% nas exportações de vinhos. Os números mostram uma aceitação até surpreendente dos estrangeiros à bebida brasileira, comparando-se com a movimentação alcançada no semestre de 2014 no mercado nacional.

E qual a razão de tanto sucesso da enogastronomia brasileira no mundo? A sua inegável evolução qualitativa. Os vinhos são muito melhores do que nos anos 80. Foram anos de trabalho duro, investimento e pesquisa por parte dos produtores. O mesmo aconteceu com a explosão de criatividade dos chefs. Muita gente estudou fora e voltou com vontade de aplicar as técnicas aprendidas na matéria-prima brasileira.

No âmbito dos vinhos, aumentou-se a exposição a produtos de qualidade no mundo todo, e tanto produtores quanto consumidores brasileiros, escudados por um exército crescente de profissionais (sommelliers, enólogos, críticos, blogueiros, etc.), saíram ganhando e estão aptos a distinguir um vinho de qualidade como nunca antes neste país.

Além disso, as vinícolas, principalmente nos últimos cinco anos, ganharam o mundo. Estão participando de feiras e de concursos internacionais, mostrando que no Brasil também é possível fazer vinho de qualidade. A conquista do Índice de Procedência e da Denominação de Origem no nosso Vale dos Vinhedos também foram fatores que auxiliaram a alavancar e melhorar o reconhecimento do vinho brasileiro no exterior. Aos poucos, o chamado “complexo de vira-lata” vai ficando para trás. Mercados mais restritos e impensados anteriormente hoje já recebem nossos produtos. Reino Unido, Bélgica, Alemanha e Estados Unidos são alguns dos bons exemplos da nossa expansão fora do país.

Temos aqui em Bento Gonçalves o maior exemplo do crescimento da exportação de vinhos. A Vinícola Aurora é um case de sucesso que mostra a importância do investimento em qualidade do produto e na participação em feiras e eventos estrangeiros. A cooperativa bento-gonçalvense cresceu mais de 760% no quesito de negócios com o mercado estrangeiro. Em seis meses, aumentou consideravelmente o seu faturamento, em relação ao ano passado. São notícias positivas que fazem a expectativa para o segundo semestre aumentar e as possibilidades de negócios se multiplicarem.