A exoneração de César Gabardo da Secretaria de Governo pegou os integrantes do PMDB de surpresa. Pelo menos é o que parece. A medida do prefeito Guilherme Pasin pode ser uma tática suicida ou, de certa forma, um alívio para que possa governar com mais tranquilidade, sem a presença tão próxima de uma sombra política que o incomoda há mais de um ano. Para Gabardo, por sua vez, sair de cena desta forma, não será um desprestígio e, de quebra, pode garantir um fortalecimento de seu partido dentro da administração.

Tanto PP, quanto o PMDB podem sair ganhando com este afastamento. Pasin realiza sua vontade de ver Gabardo longe do Paço Municipal, mesmo que fique alguma mágoa por parte de seu vice-prefeito e pai do secretário exonerado. César Gabardo verá os tentáculos peemedebistas se alastrarem, conquistando secretarias importantes, como a de Obras, por exemplo, num momento em que os recursos do Plano de Aceleração do Crescimento 3 (PAC) estão prestes a serem liberados. Além disso, o presidente peemedebista evita o constrangimento eleitoral durante a disputa estadual.

Se as obras públicas tão prometidas começarem a sair do papel, Pasin e Gabardo poderão tirar proveito da situação. As soluções políticas terão o dedo de PP e PMDB ao mesmo tempo. Muito antes do que se pensa, poderemos ver PP e PMDB, logo ali na frente, dividindo o mesmo palanque, caso apenas um de seus candidatos chegue ao segundo turno nas eleições para governador do estado.

Nada como ter seis secretarias em uma administração municipal para aparar qualquer aresta. A estratégia do prefeito que, para alguns, parece ser um erro político, pode render bons frutos para todos os lados. A nuvem negra que parece pairar sobre o prédio da prefeitura deve se dissipar antes do final do mês de abril. A não ser que a mágoa de César Gabardo com o prefeito Pasin seja muito grande. Caso se sinta ferido de morte, Gabardo pode querer que o PMDB retire o time de campo e aí o PP terá um problema monstruoso para resolver.

Antes de um pronunciamento oficial do partido da família Gabardo, tudo o que for dito será mera especulação. Tudo indica que o PMDB seguirá no governo e todos seguirão felizes até a próxima eleição municipal. A tensão do que vai acontecer deve ficar somente para os curiosos de plantão que desconhecem os bastidores desta história. Se vamos ter um racha entre PP e PMDB? Só o tempo e a direção dos partidos é quem podem dizer.