A iluminação pública é essencial para a qualidade de vida da comunidade. É de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico dos municípios e constitui-se num dos vetores importantes para a segurança pública dos centros urbanos, no que se refere ao tráfego de veículos e de pedestres e à prevenção da criminalidade. 

Além disso, valoriza e ajuda a preservar o patrimônio urbano, embeleza o bem público e propicia a utilização noturna de atividades como lazer, comércio, cultura e outras. A pesquisa sobre gestão pública dos municípios divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a taxa mais cobrada nos municípios do país é a de iluminação pública (49,1% das cidades fazem a cobrança).

A iluminação urbana permite ir muito mais além dos aspectos elétricos e objetivos considerados, abrangendo igualmente os subjetivos que requerem o apoio das empresas especializadas no trato da luz urbana para surtirem os efeitos desejados.

Estamos vivendo uma transição na qual o poder público está percebendo que a iluminação é tão importante quanto a questão do lixo e da educação, sem contar sua íntima relação com a segurança das pessoas. O sistema de LED é uma alternativa interessante e econômica, que precisa ser implantado de forma contínua em nossa cidade. Desta forma, evitamos desperdícios e gastos desnecessários que hoje acontecem.