Não são poucas as pessoas que ainda acreditam que educação é assunto seríssimo, a despeito de certas autoridades públicas e dos maus políticos que disparam promessas generalistas ao longo dos anos e pouco fazem realmente. É preciso ter convicção de que grande parte dos problemas do Brasil seria solucionada se o governo investisse pesado em nosso falido sistema educacional. Caso contrário, permaneceremos eternos reféns de resultados, como o ranking de educação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado no início deste ano, em que o Brasil ocupa o amargo 35º lugar, a penúltima posição do levantamento.

Mas a cruel realidade da educação do nosso país não se limita apenas aos ensinos fundamental e médio. A verdade é que vivemos uma situação em que a fiscalização governamental do ensino é ineficiente, as escolas não recebem os recursos prometidos e a coisa vai se degringolando cada vez mais. Para alguns a educação e o respeito começam em casa, para outros começam na rua, para muitos nunca existiram. Será que realmente a sociedade como um todo sabe o que é educação ou respeito? É preciso refletir muito para responder a esta pergunta, pois cada pessoa tem seu próprio conceito sobre este assunto.

Temos que parar para refletir e tentar enxergar o que está de fato acontecendo com tanta falta de “educação e respeito”, isto é, ninguém cumpre seu papel de cidadão com relação a direitos e deveres, as leis sancionadas não são cumpridas, não há diálogo entre pais e filhos, não respeitam os direitos dos idosos, não existe respeito entre aluno e professor, agridem o meio ambiente, estão acabando com o nosso planeta, tudo isso está ocorrendo por falta de educação, respeito e conscientização da sociedade.

É lamentável entender sobre a educação somente na história da educação, e não saber o que é de fato respeitar. Muitos não sabem que a educação e o respeito devem estar juntos, ou seja, ter educação é saber respeitar uns aos outros. Respeitar o próximo é a melhor forma de você demonstrar sua educação para a sociedade e para si mesmo. Não podemos nos esquecer que não se pode ter só a educação, ou só o respeito, reflita e tente praticar estes dois atos ao mesmo tempo e tire suas próprias conclusões sobre este assunto.