Os moradores do bairro São Roque serão beneficiados pelo programa estruturante do governo municipal “Nova Cidade”, que prevê melhorias de mobilidade em 74 vias de 21 bairros de Bento Gonçalves. Nesta etapa do projeto, famílias de nove ruas do São Roque verão obras de pavimentação que deverão acabar com transtornos viários. A reivindicação era antiga, porque desníveis atrapalham o tráfego, inclusive impedindo a passagem de ônibus.

Em uma cidade em constante crescimento populacional, obras de infraestrutura viária e mobilidade são urgentes. Entretanto, a elas precisa ser somado um sistema de drenagem eficiente, capaz de escoar a água, principalmente em dias de chuvarada. Sem essa precaução, pode-se resolver o problema de trafegabilidade, mas gerar outro: o alagamento.

Cidades que investiram em pavimentação, descuidando da drenagem de ruas, amargaram prejuízos. Não adianta pavimentar vias e depois ter de retirar paralelepípedos ou asfalto para construir ou adequar tubulações. A prática gera retrabalho e força o Poder Público a gastar pelo menos em dobro. Além de causar um gasto de tempo, que poderia ser ocupado na realização de outras obras.

No caso do “Nova Cidade” esse tipo de contratempo não deve ocorrer. A prefeitura e a Corsan já acertaram que as obras serão executadas incluindo o sistema de drenagem pluvial. O programa municipal avança graças ao convênio firmado entre o Poder Público local e a Caixa Econômica Federal que contempla investimentos em mobilidade urbana via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

Com a liberação de R$ 55,4 milhões em financiamento – R$ 50 milhões em verba financiada da União e o restante em contrapartida municipal -, Bento Gonçalves garante para o futuro ruas e avenidas com qualidade.

Parcerias como essa, entre governos federal e municipal, são bem-vindas. Para isso, é importante que o Poder Público local identifique deficiências da cidade e produza projetos consistentes para conquistar verbas. Por outro lado, cabe à comunidade identificar suas necessidades, exigir providências e fiscalizar a realização das obras.

A atenção ao andamento desses trabalhos é fundamental para que problemas antigos tenham uma solução adequada.
E cabe ao Poder Público ser mais célere no atendimento, evitando que sua comunidade sofra há 10 anos com problemas urbanos, como no caso do bairro São Roque.