A abertura da Vindima do Vale dos Vinhedos acontece neste sábado, dia 28, no Hotel Vila Michelon. O momento marca um período no qual se intensifica a colheita da uva e conta com uma programação turística diversificada , que remonta aspectos arraigados na cultura do imigrante italiano.

A expectativa dos produtores e das vinícolas neste ano é otimista, visto que o clima colaborou. Por isso, a projeção é de uma safra com produção elevada e produtos de qualidade. De acordo com dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), devem ser colhidos 600 milhões de quilos de uva, cerca de 100% a mais se comparado ao ano anterior.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Márcio Brandelli, a avaliação definitiva da safra só poderá ser dada em março, uma vez que existe a dependência das questões climáticas. “Se as previsões de poucas chuvas se confirmarem, teremos uvas sadias e com uma boa graduação de açúcar. Uvas com estas características só podem gerar vinhos excelentes”, prevê. 

Além disso, de acordo com Brandelli, deve ter um acréscimo de 8% no número de turistas em relação ao ano anterior, chegando a 95 mil visitantes que passarão pelo local até março.  Em 2016, o Vale dos Vinhedos superou a marca de 400 mil visitantes. 

Ele atribui o crescimento, sobretudo, a conjuntura econômica do Brasil, que faz com que os turistas busquem destinos locais. “A região como um todo possui características geográficas peculiares, desperta a curiosidade e proporciona experiências diferentes. Isso certamente atrai o visitante que não dispensa um momento de lazer e descanso”, avalia.

O engenheiro agrônomo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região, Giovani Ciotta, avalia a safra como considerável em quantidade de uvas. “Os agricultores estão satisfeitos com a carga”, observa.

 Ele diz que o clima colaborou, apesar de em alguns lugares ter chovido muito. “Tem sido um ano bom, porque não enfrentamos problemas com patologias”, avalia. As expectativas, de acordo com Ciotta, é de que o clima colabore até o fim da vindima, mantendo-se um tempo firme, com sol. 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, dia 28.