Com processos temporariamente suspensos, duas das maiores obras prometidas para Bento Gonçalves ainda penam para sair do papel. Por pedido da Procuradoria Geral do Município, o túnel do acesso norte, que tinha previsões de ter suas obras iniciadas em junho, foi momentaneamente suspenso conforme anúncio no Diário Oficial Eletrônico, na terça-feira, 10; já a Usina de Resíduos Sólidos, que segue com processo em análise junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Sul, já devia ter sido concluída há pelo menos um ano.

O túnel
Após a assinatura do termo de aceite de financiamento junto a Caixa Econômica Federal em março deste ano, a expectativa da Administração Pública era iniciar as obras em junho. Apesar da suspensão temporária, a Procuradoria Geral do Município, informou que a construção deve iniciar ainda neste ano, com previsão de conclusão, após a ordem de início, de oito meses. “O edital foi suspenso para adequações técnicas ao projeto. Será retomado assim que forem concluídas as adequações solicitadas”, afirmou por meio da Assessoria de Imprensa.

A Usina
O atraso no processo da Usina de Resíduos Sólidos é ainda maior, e se estende por no mínimo dois anos, se levadas em conta as previsões iniciais para sua conclusão feitas ainda em 2017. Em junho deste ano, em entrevista ao Semanário, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin pontuou que o atraso, na época, já chegava há seis meses, pois o projeto aguardava liberação do TCE.

Três meses depois, mesmo após o repasse dos cálculos, o processo de licitação continua em análise junto ao TCE. “O atraso se deu pela complexidade do projeto, visto que é uma licitação inédita no Brasil pelos moldes e objeto proposto, gerando duvidas e questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas que necessitam passar por diversos técnicos do órgão, como técnicos ambientais, técnicos financeiros e técnicos de engenharia”, assinala o Secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Wagner Mello.

Ainda, segundo Mello, o Secretário Silvio em conjunto com a empresa vencedora do projeto da PPP, esteve recentemente em São Paulo juntamente com técnicos da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e Técnicos do Tribunal de Contas para visitar e apresentar um projeto piloto para elucidar todas as lacunas que ainda poderia existir sobre as questões acima mencionadas. Apesar de ainda aguardar a liberação, a pasta reforça que a obra será iniciada no próximo ano e entregue até o começo de 2021.