Imagine você pegando a bicicleta e saindo estrada à fora para compartilhar com um amigo as aventuras e os desafios que poderão vir pelo caminho ao longo de um trajeto que vocês escolheram. Há dez anos, Leonardo Wilhelm e Rafael Camacho, naturais de Porto Alegre, resolveram arriscar e vieram à Bento Gonçalves em uma bike, mas pensa que eles pararam por aí? Que nada! Dia 15 eles irão refazer o percurso e relembrar dos momentos vividos naquela época, só que desta vez com um diferencial: tudo será documentado por meio de fotografias e vídeos.

Por já ter trabalhado na Serra Gaúcha, Leonardo, que é fotógrafo profissional, escolheu junto com o amigo o destino. Um local que ele admira pela beleza e pela tradição italiana que está enraizada nos costumes. Bento Gonçalves é, novamente, palco de uma aventura entre os dois e Leonardo garante que a motivação está em conseguir vencer um desafio que um dia foi proposto. “Neste ano completamos dez anos da trajetória Poa-Bento. Na época éramos mais jovens, tínhamos propostos diferentes. Hoje, amadurecidos e com a consciência de tudo que pode acontecer ao longo do trajeto, queremos voltar e estamos prontos para esta aventura”, garante.

Não é nem a segunda vez que a dupla quer praticar o cicloturismo. Eles são tão acostumados que já viajaram para Gramado, Tramandaí, todos os percursos ida e volta, entretanto Leonardo gosta de salientar que eles não são ciclistas profissionais. “A preparação não tem como ser muito longa, pois cada um possui uma profissão distinta e quase não sobre tempo, mas sempre que podemos estamos praticando essa atividade para, inclusive, fortalecer os músculos”, comenta.

Há duas coisas que não podem faltar na bagagem da dupla: comida e ferramenta, mas Leonardo lembra que força de vontade também precisa estar incluso no pacote. “Depois de já termos feitos alguns trajetos pelo Estado chegamos a conclusão que o psicológico é fundamental. Não adianta termos uma boa forma física, estar com a bicicleta em dia e tomar água a cada quilômetro, se a cabeça não estiver boa. É essencial ter consciência de que é difícil, mas que é possível. Basta querer”, garante o fotógrafo.
A autossuficiente deles na estrada também é fundamental para que o trajeto seja percorrido por completo. “Não dependemos de ninguém além de nós mesmos. Se acontece algum problema com a bicicleta durante a viagem, conseguimos consertar pois aprendemos isso”, lembra Leonardo.

Um dos questionamentos que as pessoas fazem a eles, segundo o que conta Leonardo, é o motivo de ir de bicicleta e não de carro ou moto. Ele garante que relembrar aquele tempo é o motivo de decidir fazer tudo novamente. “A vida já é um desafio por si só, sou fotógrafo e gosto de viajar para fazer registros. De Bento Gonçalves mesmo, eu vendo diversos quadros, participo de feiras e com todas essas memórias quero fazer um livro fotográfico. A lembrança de 10 anos e essa aventura do dia 15 farão parte do projeto”, garante Leonardo.

A família também é um apoio importante para que todas as aventuras e propostas sejam cumpridas pelos amigos. Leonardo garante que apesar da preocupação eles já se acostumaram e entendem que além de estilo de vida, faz parte da profissão. “Eles pensam que é arriscado em função das estradas serem ruins e dos assaltos. Mas acredito que estamos bem preparados e, por sinal, muito mais do que naquele tempo”, salienta.

Depois de Bento, os EUA

Realmente a dupla não está pensando em acabar tão cedo com a diversão. Para setembro eles estão programando ir para os Estados Unidos de moto. Uma aventura e tanto que exige planejamento e cuidado nas rodovias. “O Rafael se formou em administração e quer fazer enologia em Bento Gonçalves e nosso destino nos EUA não poderia ser outro, além de um que tivesse tudo a ver com vinhos. Berkeley, na Califórnia é uma capital da bebida, então é pra lá que vamos”, comenta Leonardo.
O trajeto todo poderá durar até 60 dias e também terá registro fotográfico e de vídeo. Segundo Leonardo, normalmente uma equipe acompanha os motociclistas em viagens tão longas, mas no caso deles, não haverá essa ajuda. “Nós levaremos tudo e faremos tudo por conta. Será muito legal”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 7 de janeiro de 2017.