A proliferação do mosquito da dengue é um caso preocupante em todo país. Em Bento Gonçalves, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, trabalha na prevenção do mosquito Aedes aegypti, conforme o Plano Municipal de Contingência da Dengue.

Inicialmente, larvas de Aedes aegypti foram encontradas por meio de armadilhas  colocadas nos bairros Ouro Verde/Zatt, Progresso e Goretti. Nesta semana, segundo Analiz Zattera, da Vigilância Ambiental, um foco foi encontrado no Bairro Botafogo. “Todos os bairros nos preocupam na medida em que estamos encontrando bastante lixo reciclável em locais indevidos no município e também acumulado em imóveis. O lixo reciclável é o principal criadouro de Aedes no sul do país”, relata.

A região a ser trabalhada é delimitada por áreas de foco, onde os agentes endêmicos da Vigilância Ambiental visitam as residências e orientam sobre os riscos de deixar água acumulada e como evitar a procriação do mosquito, identificando áreas com possibilidade de ser um criadouro. Outro fato que preocupa, segundo Zattera, é que não existe no município um ecoponto para estocagem de pneus. “Muitos são deixados a céu aberto acumulando água e servindo de criadouro de mosquitos, tanto que nas campanhas de prevenção à dengue tentamos esclarecer à população que este tipo de material e também o lixo reciclável, deve ser encaminhado ao local correto para que não sejam locais de proliferação do inseto”, ressalta.

O trabalho da equipe é realizado na cidade há dez anos. Zattera afirma que a receptividade das pessoas melhorou muito com o passar da década. “Daquela época até agora melhorou, mas ainda existem pessoas que não acreditam nisso, que tem certa dificuldade em compreender a importância do trabalho realizado”, destaca.

Leia mais na edição impressa deste sábado do Jornal Semanário deste sábado, 4 de abril.