Durante a vida, pessoas em todo o Brasil indicam o desejo em ser doador de órgãos. Fazem declarações registradas em cartório, autenticam documento de identificação informando a decisão. No entanto, na hora da morte não estão mais presentes para autorizarem o último pedido. Esse ato cabe à família do doador e, por isso, ainda hoje, muitos possíveis doadores acabam sendo desperdiçados pois familiares não autorizam a realização dos procedimentos. Tudo poderia ser diferente, caso a manifestação do desejo fosse dita aos aos parentes. São eles que irão consentir ou não a doação de órgão. Por isso, profissionais da saúde, pacientes e familiares destacam o diálogo como principal ferramenta para auxiliar no aumento do índice de doações.

Profissionais correm contra o tempo para realizar a captação. Foto: Reprodução

No momento da dor, a equipe de saúde responsável pelo trabalho precisa estar preparada para abordar a família, respeitando sua fragilidade, valorizando a perda e esclarecendo as dúvidas sobre os procedimentos de retiradas dos órgãos sem violação do corpo. Desde 2002, o Hospital Tacchini realiza, através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), ações para aumentar os números de doadores.

Atualmente, 22 profissionais integram a equipe, tendo já realizado mais de mil captações de órgãos e aproximadamente 230 transplantes de córneas e ossos. Conforme a CIHDOTT, todos os materiais captados são distribuídos através da Central de Transplantes, em Porto Alegre, responsável pelo controle e regulação da fila de espera no Estado. As córneas são encaminhadas ao Banco de Olhos do Hospital Geral, em Caxias do Sul e o tecido músculo esquelético vai para o Banco de Ossos do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.

Dr. André Kruel é membro da CIHDOTT do hospital Tacchini. Foto: Ranieri Moriggi

Conforme o médico ortopedista do hospital Tacchini e membro da CIHDOTT, André Kruel, doar o órgão de algum ente é um ato de generosidade e relevância à sociedade. “Além de oferecer uma nova possibilidade de vida a quem recebe a doação, ajudar ao próximo é uma primícia de todos aqueles que acreditam em algo superior, independente de religião. É a forma de consideração para com o outro”, afirma. Kruel salienta que mesmo havendo melhora no número de procedimentos em todo o Brasil, o principal obstáculo para realizar a doação é a conscientização da família, para decidir rapidamente sobre a autorização. “Além da desmistificação e esclarecimentos sobre a morte em si, principalmente a encefálica (cerebral), causas e procedimentos para atestá-la, além do intervalo de tempo para a tomada da decisão da família, mais o período para a retirada dos órgãos, são alguns dos entraves que barram o aumento de doações”, explica.

Segundo a coordenadora da CIHDOTT, Zeni Lazzarini, nos últimos três anos, o número de doações realizadas no Hospital Tacchini variaram, de acordo com os dados apresentados pela instituição. Em 2015, foram duas retiradas de órgãos múltiplos. Já em 2016, esse número chegou a cinco. Nesse ano, apenas duas doações foram realizadas. Os números também variam nos procedimentos de retiradas de ossos. Em 2015 e 2016, não houve nenhuma doação. Em 2017, apenas uma família autorizou a retirada. No procedimento de captação de córneas, os números impressionam: só nesse ano 86 procedimentos foram realizados, ultrapassando os de 2016 (78) e podendo passar dos números de 2015 (97). Conforme Zeni, em anos anteriores, as doações de córneas chegaram a alcançar a marca de uma centena. Hoje, o número é menor, por uma série de motivos, entre eles, a redução do limite de idade para ser doador. “Antes, podíamos realizar os procedimentos em pessoas com até 80 anos. Hoje, esse número caiu para 75. Então acabamos perdendo muito, pois a maioria dos pacientes que vem a óbito aqui no hospital estão nessa faixa etária”, pontua.

Progressos da última década

Embora o País tenha avançado nos últimos anos, em relação a doação de órgãos, a enfermeira Sonia Maria Salvadori Gracia, afirma que a taxa de aceitação familiar poderia ser mais alta. Ela ressalta que os números apontam que quase metade das famílias brasileiras ainda rejeitam a doação de órgãos de um parente com diagnóstico de morte encefálica. “Antes de qualquer procedimento, são realizados diversos protocolos para confirmar a morte cerebral do paciente. O tempo entre a autorização da família e a realização dos procedimentos de retirada, que gira em torno de 18h pós-morte, em média, acaba barrando um possível crescimento nesse índice. É um pouco frustrante para a equipe, pois há um trabalho intenso para conseguir realizar a captação”, explica.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a taxa de aceitação familiar em relação aos transplantes no Brasil foi de 57% no ano passado, uma alta de 1% em relação a 2015. Em 2014, o número total foi de 58% e, em 2013, 56%. Segundo Kruel, os progressos na área foram muitos, entre eles, ampliação da equipe que realiza os trabalhos de humanização na hora de buscar um possível doador. Além disso, a forma como a equipe do hospital trabalha para alcançar doadores faz a diferença nessa hora, que segundo o médico, é cruel e de muita dor para a família. “Sabemos que as famílias querem agilidade para tratar dessas questões, mas, também é preciso considerar que para a equipe de saúde é essencial esse tempo. E não é um tempo de desperdício. Todos os minutos são contados”, salienta.

Diálogo na família

Pela lei brasileira, a retirada de órgãos e tecidos de um falecido depende de autorização de cônjuge ou parente de até segundo grau, ou seja, pai, mãe, filhos, irmãos, avós e netos. O interesse da pessoa em doar manifestado em vida não tem validade legal, ainda que registrado em carta, testamento ou qualquer outro documento. “São eles que vão autorizar os médicos a realizarem o transplante da sua vida para outras. É preciso dialogar em casa, dizer para todo mundo que você quer ser um doador”, salienta. “Qualquer pessoa pode doar órgãos e não é necessário nenhum registro em documento. Para um transplante de órgãos, só importa a compatibilidade entre o doador e as várias pessoas que esperam um coração, um pulmão, um rim. Uma vida”, pontua Zeni.

Profissionalismo e humanização

A morte por si só é tratada de maneira dolorosa. É nesta hora que os profissionais precisam desenvolver habilidades de comunicação para fazer com que um familiar em crise de luto sinta-se livre e confiante para tomar sua decisão. Além disso, segundo Sônia, é preciso mostrar aos familiares que o ato de autorizar a doação é ajudar ao próximo. “Não podemos fazer de forma mecânica e fria. Os familiares estão ali passando pelo pior momento de suas vidas. Naquele momento, é preciso ser mais humano do que profissional e mostrar que a autorização para a doação de órgãos é um ato absolutamente voluntário e que pode, em muitos casos, gerar um sentimento de conforto aos familiares. A vida do ente não termina por aqui”, explica.

“A gente se olhou e já sabia o que fazer’, diz filha

Celita faleceu aos 55 anos e sempre teve a intenção de doar. Foto: Arquivo Pessoal

Histórias de ajuda e reflexões. É assim que podemos falar sobre dona Celita Maria Vendramin, falecida após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e permanecer internada por uma semana na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Bruno Born, em Lajeado. Prestes de completar 15 anos de seu falecimento, sua filha Rutinéia Joana Vendramin Tramontini, 42, contou sobre o ato de generosidade num dos momentos mais delicados da vida na família. Pensar nessa hipótese pode ser doloroso, pois pressupõe a perda. Mas, felizmente, algumas famílias percebem que a dor deles pode se transformar na alegria de alguém. Foi com esse sentimento que os órgãos de Celita, morta aos 55 anos foram doados. “Na hora em que vieram nos informar da morte cerebral, não tivemos muito tempo para pensar. A decisão tem que ser quase que imediata. Foram poucas horas para decidir e exige muita compreensão da família. Realmente é um assunto delicado. Muito difícil de entender. Imagina para aceitar. É uma mistura de sentimentos. Somente faz a doação quem realmente estiver muito consciente da decisão”, lembra.

Conforme Rutineia, apenas um olhar entre seu pai e irmãos foi o necessário para tomar a decisão: os órgãos de dona Celita seriam doados e outras vidas poderiam ser salvas. “Minha mãe sempre demostrou a vontade em doar, a tal ponto que fazia questão de lembrar que tinha o selo na carteirinha, hoje sem validade. Ela sempre foi muito ativa na sociedade, ajudava demais as pessoas. Foi uma mulher muito solidária. Para nós, esta decisão em doar seus órgãos não era surpresa”, salienta.

Rutineia acredita que somente o diálogo aberto entre as famílias vai auxiliar no aumento dos números de doações. Questionada sobre a importância do diálogo ao decidir ser doador de órgãos, ela diz que é preciso ter consciência do ato. “Na hora da dor, muitos sentimentos vem a tona. Diferentes formas de pensar. Então a demonstração da vontade de doar deve ser enfatizada. O doador deve falar abertamente na família sobre a sua vontade, para que na hora do falecimento os familiares não tenham dúvida da decisão e, principalmente, respeitem e cumpram a vontade de quem partiu”, afirma.

Generosidade que pode salvar muitas vidas

Córneas de Eliana salvaram a vida de outras pessoas. Foto: Arquivo Pessoal

A advogada Eliana Nunes Boniatti, 58, era uma mulher ativa e determinada em Bento Gonçalves. No dia 11 de fevereiro de 2012 ela foi atropelada, arremessada a mais de 15 metros de distância e, apesar de ter sido socorrida e conduzida ao Hospital Tacchini, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Por 27 anos, trabalhou na Defensoria Pública, além de atuar como procuradora de empresas privadas e de alguns municípios da Serra e de exercer a advocacia em um escritório particular. Mesmo com as circunstâncias, a família cumpriu com o seu papel e acatou seu desejo, sempre lembrado por ela em diversas ocasiões em que se reunia com seus filhos Adriana, 43 e Vinicius, 31. Eliana avisou que gostaria de doar seus órgãos quando morresse. E assim foi feito.

Conforme o filho Vinícius, devido a gravidade do acidente, apenas as córneas puderam ser utilizadas. Mesmo assim, o desejo da mãe foi cumprido. Ele salienta que graças ao diálogo permanente sobre o assunto e mesmo numa hora de dor, a generosidade em dar uma nova oportunidade de vida a quem precisa, superou todo o sofrimento que a morte causa para quem fica. “A mãe sempre deixou claro que queria doar seus órgãos e via essa possibilidade como um gesto de solidariedade para o ser humano, respeito com a vida. E para nós foi um assunto tão comum na família, que já é subentendido que nós somos a favor da doação de órgãos”, declara.

Segundo o filho de Eliana, é importante que o assunto seja tratado de maneira aberta e tranquila pelas famílias, afinal, segundo ele, a morte é uma certeza e a vontade do ente que parte deve ser respeitada. “Apesar da dor da perda, a autorização para a doação foi algo muito tranquilo para nós e realizado de forma exemplar pela equipe do hospital Tacchini, responsável pela captação”, lembra. Ele salienta que a informação também é de extrema importância, para esclarecer dúvidas e desmistificar ideias erradas sobre o assunto da doação de órgãos. “É preciso tratar abertamente sobre o assunto. Hoje, temos ao nosso favor a internet, que amplia todas as informações”, afirma.

A esperança de que daria certo

Tiago aguardou sete anos para encontrar doador compatível. Foto: Reprodução

A carência por doadores de órgãos é um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.

E foi assim com o ricardense Tiago Bertotti, 31, que há quatro anos recebeu um rim e voltou a ter esperança de vida. Há sete anos ele recebeu o diagnóstico de que seus órgãos estavam com as funções afetadas. “O início do tratamento foi difícil. Depois da descoberta da insuficiência renal, passei por um tratamento com diversas medicações, para tentar reanimar os rins. Como não obtive êxito, dei início às sessões de hemodiálise, três vezes por semana, quatro horas por dia. As médicas me deram uma esperança de que em alguns meses meus rins talvez poderiam voltar a funcionar, porém, depois de um tempo veio a notícia de que eu precisaria de um transplante. Mesmo sabendo disso, nunca desanimei”, lembra. “Eu tive um período de rebeldia, mas não pelo fato de pensar que não conseguiria me curar, mas pela mudança de vida que tive, aos 24 anos de idade, preso a uma máquina. Sabia que seria apenas uma questão de tempo. Em janeiro de 2011 fiz os exames de compatibilidade com minha mãe, meu pai e minha irmã, onde todos poderiam realizar a doação, porém, a mais adequada seria minha mãe. Realizamos o procedimento. No entanto, 48 horas após a cirurgia, precisei retirar o rim transplantado, em virtude de complicações na operação”, conta.

Dando sequência ao tratamento, Tiago recebeu a notícia de que poderia receber outro rim: a esperança havia voltado. “Segui sem perder a fé. Eu não sabia naquele momento, que mais tarde entenderia tudo isso. A doação de órgãos salvou a minha vida”, ressalta.

Agora, o jovem projeta uma vida normal, colocando em prática os projetos que, muitas vezes, ficaram em segunda ou última prioridades, entre eles, a política, já que é Vereador no município de Doutor Ricardo, no Vale do Taquari. “Estou desenvolvendo um trabalho como vereador. Sempre fui muito envolvido com questões sociais e nesse período fortaleci minha necessidade de contribuir de alguma forma com a nossa sociedade. Meu maior objetivo, além de legislar em prol da comunidade, é conscientizar as pessoas dos efeitos negativos que a corrupção causa na sociedade e principalmente na vida dos políticos.”, salienta.

 

“Foi o melhor presente de aniversário”

Após procedimento, Tiago voltou a realizar atividades físicas e leva uma vida praticamente normal. Foto: Arquivo Pessoal

Há 45 dias, a vida do estrelense Tiago Estevan da Silva, 39, ganhou um novo sentido. Ele comemora o sucesso do transplante que salvou a sua vida. Aos 12 anos de idade, ele descobriu que tinha diabetes mellitus (tipo 1). Em função da doença, seus rins começaram a ser afetados e aos 30 anos de idade iniciou com as sessões de hemodiálise.

Durante três vezes por semana, Silva ficava preso a uma maquina durante quatro horas. Além disso, era preciso controlar sua diabetes com testes e aplicação de insulina. “Utilizava também medicamentos para pressão e outros que na insuficiência renal são necessários. Eram muitos remédios”, lembra.

Silva lembra o sofrimento e as restrições alimentares durante o período de hemodiálise. “A vida muda bastante, pois você fica preso à máquina de diálise. Não podia me afastar de casa por mais de dois dias. Com o tempo o corpo começa a sentir os efeitos da hemodiálise, e o que no início era tranquilo, agora já não era mais. O desgaste vai aumentando. Tinha que dormir a tarde inteira do dia em que fazia a sessão. Sem contar as dietas, restrições de sal pelo problema renal, de açúcar pelo diabetes e de líquidos. Sentia muita falta de tomar água à vontade e um bom chimarrão”, afirma.

Ao longo do tratamento, Silva contou com o apoio de muitas pessoas. Entre eles, de sua esposa Taiane e da equipe de profissionais que lhe auxiliaram ao longo desse período. “Muitas pessoas me ajudaram nessa caminhada, mas acredito que sem a minha esposa não teria conseguido. Sou muito grato a ela, pois as lutas que ela passou junto comigo foram grandes, e ela estava sempre ali firme e forte. E claro, médica Dra. Nara Pimentel e toda a equipe Clinefron, sempre muito prestativos e atenciosos, excelentes profissionais, foram fundamentais em todo processo, agradeço o amor e cuidado dedicados a mim em todo tempo”, afirma.

A notícia de que sua vida mudaria chegou durante a madrugada do dia 25 de julho, quando a médica responsável telefonou e avisou sobre a possível compatibilidade do órgão. Silva era o segundo da lista de espera. “O órgão vai para o mais compatível. Então seriam feitos os últimos exames. A partir daquele momento fiquei de sobreaviso e em jejum, o coração quase pulou fora do peito. Eu só conseguia orar e pedir pra Deus que se fosse da vontade Dele e que desse tudo certo, e deu”, comemora.

A cirurgia ocorreu durante a tarde do mesmo dia. Após 2h30min de procedimentos, Silva estava com uma nova oportunidade vida. “O rim era meu! Nossa, que alegria, foi o melhor presente de aniversário que recebi”, comemora. Hoje, ele realiza exames periódicos e uso contínuo de medicamentos para evitar a rejeição, os chamados imunossupressores. Para o futuro, Silva quer voltar a fazer o que praticava antes de ser diagnosticado com o problema. “Me sinto muito feliz, pois ganhei minha vida de volta, a liberdade que tinha antes da hemodiálise. Os exames estão todos normais, me sinto saudável, voltei a fazer caminhadas, coisa que não conseguia mais, pois sentia muita dor. Continuo controlando o diabetes, mas os outros medicamentos foram retirados, minha pressão normalizou, tudo voltou ao normal. O rim é o filtro do corpo, não serve apenas para fazer xixi (risos), faz um importante controle metabólico, e a disfunção causa dores e carências importantes no corpo”, lembra.

Graças a uma doação, Silva foi salvo. Ele salienta a importância em ser doador e comunicar os familiares sobre a decisão. “Eu sou a prova viva da bondade de uma família que na hora da dor, do luto, pensou no próximo e disse sim, respeitou a vontade do doador”, afirma. “A família do doador não conhece os receptores. Eu não conheço a família do meu, mas sou extremamente grato, agradeço a Deus pela vida deles e pela decisão que tomaram. Desejo tudo o que existe de melhor, que Deus conforte os seus corações e abençoe poderosamente suas vidas. Se você deseja ser um doador, avise sua família. Doar é um ato de amor”, afirma.