Do que as crianças gostam e os pais devem saber?

A melhor forma de lidar com os comportamentos dos filhos é saber o que eles gostam. Se os pais souberem o que é importante para as crianças, é mais fácil que cuidem deles com atenção e carinho.

O brincar

Não tem outra coisa que criança gosta mais de fazer, pois isso inconscientemente estimula os neurônios que geram prazer. A brincadeira é fundamental para as crianças aprenderem a se relacionar socialmente e conhecer seus limites. Por meio das brincadeiras, elas desenvolvem sua inteligência, imaginação e passam a aprender a diferenciar suas preferências das de outras pessoas.

Coisas que as crianças gostam:

1- Carinho e atenção: carinho faz com que a criança se sinta feliz, possibilitando que cresça com saúde, auto-estima e autoconfiança.
2- Ser ouvido: permita que seu filho conte histórias, ainda que fantasiosas. Ser ouvido faz com que a criança se sinta valorizada.
3- Poder decidir: isso é ótimo para autoconfiança da criança e ajuda no crescimento saudável.
4- Aprender coisas novas: a crianças é curiosa por natureza, ela gosta de explorar o ambiente e fazer perguntas. Incentive suas ações para ela se tornar inteligente e capaz.
5- Não ser comparado: não é correto comparar um dos seus filhos com seus irmãos ou com outras crianças. Elogiar é uma boa maneira de criar segurança na criança.

Dicas de livros para pais e professores

O grande livro dos jogos e brincadeiras infantis

 

Como a criança pequena se desenvolve