Equipe recebe o Ypiranga, atual líder do Grupo B, na rodada que fecha a primeira fase; a classificação ainda é incerta

Oito dos 16 times da Divisão de Acesso estarão classificados ao fim da tarde de hoje, 9 de maio. A última rodada da fase de grupos da competição oferece a seis equipes do Grupo B a possibilidade de chegar a temporada de mata-mata do torneio. Entre elas, o Esportivo, que recebe o atual líder Ypiranga no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos.

Com 21 pontos, a equipe de Bento Gonçalves precisará vencer para depender apenas de seu resultado para obter a classificação. Com a vitória, o Esportivo ainda poderá sonhar com a segunda posição, o que garantiria o mando de campo no jogo de volta nas quartas de final. Para isso, além dos três pontos, necessitaria da derrota do Tupi, atual vice-líder e que jogará em Crissiumal contra o Passo Fundo – este que também pode se classificar em caso de vitória e combinação de resultados.

A vitória do Tupi ou empate contra o Passo Fundo, em contrapartida, tiraria ainda mais a pressão pela vitória para o Esportivo. Isso porque o rubro-verde não teria condições de passar o Esportivo que, neste caso, precisaria de um empate para não ser ultrapassado pelo União Frederiquense, que recebe o ameaçado de rebaixamento Brasil-FAR. O time de Farroupilha precisará da vitória e a derrota do Igrejinha combinada para evitar o descenso para a Segundona Gaúcha de 2019.

Todas as partidas acontecem no mesmo horário: a bola rola às 15h30min. Os ingressos para Esportivo e Ypiranga na Montanha dos Vinhedos custa R$ 10.

Na rodada passada

Em atuação como visitante diante do Brasil-FAR, o Esportivo aplicou goleada e retornou à quarta posição. Triunfo construído com gols de zagueiros em bola parada no Estádio das Castanheiras.

O resultado começou a ser construído a 17 minutos da primeira etapa. O extrema pela esquerda Vinicius cobrou escanteio e o zagueiro Thiago Gasparetto – que fez dupla com o jovem Eduardo devido aos desfalques – cabeceou para o fundo das redes. O domínio dos visitantes permaneceu até o fim do primeiro tempo.

Na segunda metade de jogo o Esportivo mostrou novamente superioridade técnica e tática diante da equipe de Farroupilha. Em novo escanteio, Eduardo subiu mais alto que os adversários e colocou mais vantagem para os visitantes. Aos 17 minutos rodados da segunda etapa mais um gol: Diego Torres arriscou de longe e fez o terceiro. A partir daí a equipe de Bento Gonçalves administrou o placar que viria a ser encerrado em 3×0.

Confrontos entre times do G4 definem Grupo A

O equilíbrio da Divisão de Acesso está presente também no Grupo A da competição. Para a última rodada, a tabela deixou confrontos diretos entre os times que ocupam as quatro primeiras posições. O fato inusitado deixa em aberto a chance para o quinto colocado roubar uma das vagas para a próxima fase.
Atual líder, o Inter-SM visitará o Aimoré no Estádio Cristo Rei. Apenas dois pontos separam o primeiro do terceiro colocado. O empate bastaria para deixar o alvirrubro, pelo menos, na vice-liderança. O placar igualado também serve para o Aimoré em caso de combinação de resultados.

O outro confronto de líderes é de Pelotas e Lajeadense, na casa do primeiro. Em segundo, o pelotense vive mesma situação do Inter-SM; já o time de Lajeado precisa vencer para garantir classificação, já que atualmente pega a última vaga. Se empatar ou perder, necessitará do tropeço do quinto colocado. Este é o Bagé, único fora do G4 com chances de classificação. Ele enfrenta o já eliminado São Gabriel em casa e, se vencer, só não se classifica se Aimoré empatar ou vencer e Lajeadense ganhar três pontos.

Foto: Lucas Delgado