Nem mesmo o frio foi capaz de afastar o torcedor do Esportivo da primeira parte das quartas de final da Divisão de Acesso. Superando o trauma do ano passado, quando, nesta fase, sofreu gol do Avenida no primeiro jogo na Montanha dos Vinhedos, a equipe de Bento Gonçalves foi superior e fez valer o poder de Jean Carlos, o seu centroavante, cuja exibição perfeita resultou em dois gols em cima do Pelotas.

Com gramado seco, porém de terreno úmido e pesado, a Montanha dos Vinhedos foi palco de um enroscado primeiro tempo. Donos da melhor campanha do campeonato até aqui, o time da Zona Sul foi quem conseguiu manter a posse de bola com melhor qualidade no primeiro tempo.

Sem o volante e capitão Natan, responsável pela saída de bola juntou aos zagueiros, o Esportivo não conseguiu emplacar transições rápidas e ficou refém do confronto, ao estilo pivô, do centroavante Jean Carlos. Dessa forma, nas poucas chances de gols, os mandantes foram parados pela bandeira erguida pelo auxiliar: duas vezes, Tiago Gasparetto quase marcou, mas estava em posição irregular.

Assim, o jogo encardido e equilibrado foi para o intervalo. Até aí, o placar estava igualado sem gols.

Na segunda etapa, o rumo foi alterado logo no início. A 3 minutos, Vinicius cobrou a falta na intermediária de ataque, jogou a bola para a área, onde Welder cabeceou e a mandou na trave; no rebote, o oportunista Jean Carlos colocou para o fundo das redes, inaugurando o marcador.

Na sequência, a bola parada novamente castigou o Lobo. Roger Bastos bateu escanteio a 17 minutos. No lance, encontrou o iluminado Jean Carlos, mais uma vez, agora de cabeça, no primeiro pau. Matador, o atacante ampliou a vantagem para o Esportivo.

A partir daí, o jogo foi controlado pelo Esportivo que estava com um homem a mais após a expulsão de Carlão Farias. No fim, o Pelotas de Paulo Porto tentou diminuir o placar, o que lhe daria um gol fora de casa, fundamental devido à regra do gol qualificado. Porém o alviazul manteve-se firme e segurou a vantagem no primeiro jogo das quartas de final.

Ao fim do jogo, o personagem Jean Carlos analisou o confronto inicial como muito difícil. “No primeiro tempo não conseguimos jogar, mas depois fomos superiores. Sabíamos que eles viriam por uma bola e conseguimos colocar a bola no chão e depois, com bolas paradas, fazer gols”, frisou. O atacante ainda exaltou a exibição pessoal: “O mérito não foi só meu, tem dias que não dá certo. Mas hoje foi um dia abençoado para mim com essa atuação”.

O goleiro Luiz Müller também comemorou a vitória, mas ressaltou que tudo está em aberto apesar da vantagem. “Temos que ter os pés no chão. É uma vantagem mas que precisamos sustentar ela no próximo jogo, senão não vai significar de nada”, ponderou o experiente arqueiro.

A partida da volta acontece no domingo, 17, às 16h. A vantagem é do Esportivo que classifica com vitória, empate ou até mesmo derrota por 1×0 ou então por dois gols de diferença em caso de marcação de gol.

Esportivo: Luiz Müller, Tiaguinho, Fernando Cardoso, Thiago Gasparetto e Roger Bastos; Renan (Robert), Eduardinho (João Carlos) e Diego Torres; Welder, Jean Carlos e Vinicius (Maycon). Técnico Cristian de Souza.

Pelotas: Giovani; Adriano, Dão, Carlos Farias e Tatto; Carlão Moraes, Tom, Hugo Sanchez, Jean e Xuxa; Giancarlo. Técnico: Paulo Porto.

Gols: Jean Carlos 2T 3min e 16min.


Fotos: Lucas Delgado