A fim de debater assuntos sobre vacinação, uso consciente das redes sociais, hortas escolares, matriculas online, comércio informal e assuntos relativos à administração escolar, as diretoras da Rede Pública Municipal de Ensino de Bento Gonçalves estiveram reunidas com a equipe da secretaria de Educação. O encontro ocorreu na terça e quarta-feira, 21 e 22 e contou com a presença das equipes diretivas das Escolas Municipais Infantis (EMI), de Ensino Fundamental (EMEF), de Ensino Fundamental Especial (EMEFE) e de Tempo Integral (EMTI).

Entre os assuntos pautados, a vacinação dos estudantes. O coordenador e enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, José Rosa, abordou sobre o Programa Vacina Nota 10 que ajuda a captar e a vacinar crianças em idade escolar que não estão devidamente vacinadas e, dessa forma, impedir que elas fiquem desprotegidas e adoeçam. Ao matricular as crianças nas escolas infantis e no primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal, os pais devem apresentar na escola o Comprovante de Atualização de Esquema Vacinal. Esse comprovante é fornecido pelas Unidades Básicas de Saúde de Bento Gonçalves.

Conforme Rosa, os pais devem comparecer em uma das Unidades, portando a carteira de vacinação dos seus filhos que será avaliada pela equipe da sala de vacinas. Se, neste momento, for verificado que a criança está em atraso com qualquer uma das doses do calendário vacinal, ela será vacinada. Além disso, com as mudanças na grade vacinal em 2017, o Programa Vacina Nota 10 passará a ser estendido a todos os anos escolares da rede pública municipal, e não somente à educação infantil e ao primeiro ano do ensino fundamental. Assim, os alunos entre 9 a 14 anos de idade, em qualquer ano escolar da rede pública municipal deverão apresentar o Comprovante de Atualização de Esquema Vacinal no momento da sua matrícula.

Atividade ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro. Fotos: Jose Martim Estefanon/SMED

Outro ponto trabalhado durante a reunião com as diretoras, foi a utilização das redes sociais, a fim de ampliar a divulgação das atividades escolares. De acordo com a coordenadora de Comunicação Social, Mônica Rachele Lovera, as redes sociais são uma importante ferramenta para a divulgação de ações e atividades, porém deve-se ter muito cuidado para evitar exposições demasiadas e problemas. ”A partir do momento em se assume um cargo nossa visibilidade se torna maior. As redes sociais são uma vitrine e podem interferir tanto positivamente quanto negativamente na imagem institucional e pessoal”, afirma.

Quanto ao novo sistema de matrículas, a coordenadora do setor de Administração Escolar da SMED, Cleusa Maria Luchese Fernandes, explicou o funcionamento e sanou dúvidas sobre as Matrículas Online.

A questão das hortas escolares e o comércio informal de Bento foram pautados durante o encontro. A supervisora pedagógica da SMED, Adriana Razia, abordou o projeto educacional “Olhar Atento: ciências para vida – Alimentação Saudável”, desenvolvido pela pasta desde 2013. O objetivo é a implantação e reativação de hortas escolares. Esta ação visa propiciar aos alunos compartilharem responsabilidades como plantar, cuidar, aguar, colher e consumir alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.

Assuntos do cotidiano foram abordados pela SMED. Foto: Jose Martim Estefanon/SMED

Conforme Adriana, neste ano, o projeto está desenvolvendo atividades em 15 escolas municipais e conta com a parceria da Secretaria da Agricultura, com apoio da EMATER, SINDILOJAS, SICREDI, Associação dos Agricultores Ecológicos de Bento Gonçalves, Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Agropecuária Agro Pet dos Anjos, Adubare Compostos Orgânicos e Subprefeitura do Vale dos Vinhedos.

Para finalizar o encontro, o presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, entregou a cartilha “Comércio Informal: que bicho é esse?” para as diretoras das EMEFs. O material é destinado para os alunos do 5º ano e alerta sobre a informalidade e pirataria de produtos.