O tema foi debatido na V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bento Gonçalves. O evento realizou-se no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Cetemo), na tarde desta segunda-feira, 29 de setembro. A realização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudef), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, com o apoio da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Caispede).

O tema deste ano é “A Implementação das deliberações das Conferências Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência já realizadas no Rio Grande do Sul”, dividindo-se nos seguintes Eixos Temáticos: Inclusão Social, Educação, Saúde, Trabalho, Comunicação, Turismo, Esporte e Lazer A secretária de Habitação e Assistência Social, Rosali Fornazier, representou o governo municipal, destacando a responsabilidade dos participantes em elencar prioridades dentro da realidade do município.

Também participaram o presidente do Comudef, Bruno Garim Soares e a coordenadora de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Caispede), Marise Gasperi. Os indicativos da conferência serão levados pelos delegados, que foram eleitos durante o evento, para a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada em Porto Alegre, nos dias 27, 28 e 29 de novembro.