A ex-presidente Dilma Rousseff ainda avalia o seu futuro político, no entanto, tudo indica que, em 2018 irá concorrer ao pleito eleitoral. Entre as possibilidades estão a de buscar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Rio Grande do Sul, já que Paulo Paim tentará a reeleição ao Senado e a outra vaga deve ser oferecida a partido aliado ao PT, ou disputar representação no Senado por outro estado. Dilma já recebeu convites para concorrer por Minas Gerais, sua terra Natal, e alguns estados do Nordeste.

O tema foi pauta de reunião na tarde de ontem entre Dilma e dirigentes do PT gaúcho, como o presidente estadual Pepe Vargas e o ex-deputado Raul Pont. O objetivo do encontro era o de realizar análises de conjuntura dos cenários nacional e local, mas também tensionar e discutir qual será o papel de Dilma nas eleições de 2018.

A ex-presidente irá decidir apenas no ano que vem. Caso Dilma opte por concorrer à Câmara pelo Rio Grande do Sul, tem prazo até o início de agosto, em função do cronograma de convenções. Se optar por disputar cadeira ao Senado por outro estado, terá até o final de março para decidir em função do prazo legal para a transferência de domicílio eleitoral. Atualmente Dilma vota em Porto Alegre.