Depois das demonstrações de fé nas celebrações de Corpus Christi, os católicos retornam à igreja para demonstrar a fé por Santo Antônio, padroeiro do município. Neste sábado, 13 de junho, são esperadas mais de 15 mil pessoas na 137ª edição da festa.

O dia 13 de junho, para os devotos, é um momento de reflexão, agradecimento e renovação da fé. Os bento-gonçalvenses celebram o dia do santo com o lema “Anunciar a palavra e formar comunidades”. O padre Marciano Petrykovski explica que a temática é para as comunidades se reúnam e criarem pequenos grupos para rezar a partir da palavra de Deus.  “Percebemos que as pessoas estão motivadas a participar das celebrações e da festa em si. Formar estes pequenos grupos com o objetivo, sempre, de ler e difundir a palavra de Deus é nosso principal objetivo”, lembra. 

Já o padre Lucas Mazzochini afirma que a expectativa para a festividade é a melhor possível e que os fiéis participam, independente do tempo. “Nas trezenas notamos uma boa participação das pessoas e se o tempo colaborar a missa das 15h será realizada ao ar livre, como aconteceu em todos os outros anos”, ressalta.

Ainda, o sacerdote afirma que Santo Antônio é uma grande figura que aponta para Jesus Cristo. “O padroeiro segue Jesus que é o centro da nossa fé e é importante”, salienta. Além disso, lembra que o Santo Casamenteiro é muito estimado e que as pessoas têm muita devoção. “O santo por si mesmo congrega as pessoas. Temos notado um bom envolvimento do público, não só agora durante a semana, como também nas visitas às comunidades”, relata. 

Nesse sentido, para que o evento ocorra conforme o projetado, os preparativos começaram muito antes do dia festivo. Desde o início de maio, como acontece todos os anos, uma comissão de festeiros acompanhado da imagem do padroeiro visitou as comunidades. O diferencial desta edição foi a presença relíquia de Santo Antônio. Composta de um fragmento do corpo do Santo, ela foi entregue à paróquia no dia 4 de janeiro. O objeto acompanhou as visitas nas localidades. “Sentimos uma devoção maior, pois as pessoas podem tocar na relíquia, e isso motivou os devotos”, lembra Mazzochini.

Confira a programação do dia:

6h: alvorada festiva – Repicar dos Sinos                                                

7h, 8h30min e 10h: missas

12h: almoço festivo

15h: missa solene campal e procissão

18h: Missa em Ação de Graças

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 13 de junho.