Diariamente, diversas pessoas, visando melhorar a qualidade de vida, realizam caminhadas, corridas, exercícios em academias, sejam individuais ou em grupo. Mas existe um dia em específico em que a comunidade é convidada a participar e tirar 15 minutos de seu dia para praticar algum tipo de atividade física. O Dia do Desafio (DDD) mudou a rotina de muitas pessoas na quarta-feira, 25 de maio, nos 495 municípios gaúchos participantes do evento que teve como objetivo mobilizar os moradores das cidades para darem uma pausa em sua rotina e praticar qualquer exercício físico. O DDD é promovido pelo Sistema Social do Comércio (Sesc) e prefeituras.

O início da atividade em Bento Gonçalves ocorreu durante a madrugada. Uma caminhada noturna de 5km teve a participação de cerca de 45 pessoas. Durante o dia, foram disponibilizadas à população Zumba, Yoga, Jiu Jitsu, além da participação de empresas e escolas nos exercícios propostos. Neste ano, 28.188 pessoas do município participaram das atividades, o que representa 26,26% da população. Em Monte Belo do Sul, 1.579 pessoas, um percentual de 55,24% dos habitantes. Já em Santa Tereza, 611 munícipes aderiram à atividade, o que representa 35,59% dos moradores.

Praticar exercícios em qualquer idade

Uma das primeiras atividades do dia na Via del Vino, era a aula de Zumba. Diversas pessoas movimentaram o corpo e mostraram que a prática da atividade física deve ser realizada independentemente da idade.

A idosa Carmelita Tomazin da Silva, de 70 anos, diz que gosta de participar das atividades que envolvem a saúde do corpo e da mente. “Apesar da idade avançada, é importantíssimo praticar exercícios. Melhora tudo, tanto a questão de saúde quanto o psicológico”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 28 de maio.