O mês de dezembro será dedicado à prevenção ao HIV/Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Na semana passada, o presidente da República, Michel Temer, sancionou a lei que institui o Dezembro Vermelho. Até então, as mobilizações se concentravam apenas no primeiro dia do mês, que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Com a nova lei, a campanha terá um conjunto de atividades mais amplas com foco em prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

Serão realizadas atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV/Aids. Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União, as ações deverão ser realizadas em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Entre as atividades da campanha estão previstas a realização de palestras e atividades educativas, a veiculação de campanhas de mídia, a realização de eventos e a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha.