O processo de desvinculação por parte do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar está em fase final de implantação. A emenda constitucional foi aprovada em 2014 pelo governo do Estado, e agora espera pelo encaminhamento de três medidas para a Assembleia Legislativa, que dizem respeito à nova estrutura, a quantidade de efetivo e orçamento da entidade. A medida tem como objetivo garantir mais autonomia para o Corpo de Bombeiros. 

O desmembramento da instituição foi decidido no dia 20 de julho de 2014, por meio da Emenda Constitucional 67. Na ocasião, ficou estipulado o encerramento da transição para o dia 2 de julho de 2016. Embora o governo estadual tenha acenado o encaminhamento das medidas até a data limite, o prazo pode ser prorrogado conforme a necessidade. 

De acordo com o major Sandro Carlos Gonçalves da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, a desvinculação só traz vantagens para a instituição e para o estado de maneira geral. “Essa era uma vontade antiga nossa, e que foi permitida graças à aprovação em 2014”, afirma.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 2 de julho.