Após ficar em segundo em competição estadual da área, Fernando Casagrande se prepara para buscar uma vaga na etapa nacional, e já sonha com a vaga no mundial que ocorre na China

São 17h quando Fernando Casagrande, 19 anos, começa a guardar, cuidadosamente, os equipamentos de “estimação” em sua mochila: tesoura, secador de cabelo, máquina de corte, entre outros, se preparando para sair do treino, iniciado às 8h, para ir até o salão de beleza, onde encara mais uma larga jornada de trabalho.

Apesar do incômodo dos ombros e dos braços doloridos e das pernas cansadas pelas horas a fio cortando cabelo e fazendo penteados, o jovem conta que segue com sua preparação incessante. Após quase dois meses de treino diário para participar da etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional onde se garantiu entre os melhores do estado, se prepara, ainda com maior afinco, para uma nova bateria de provas que ocorre entre os dias 22 e 26. Se vencer, Casagrande garante um ano de curso intensivo em Porto Alegre, além de uma vaga para a competição nacional, em 2020.

Pé em Bento, coração no mundo

Se os sonhos e expectativas que mantém são marcas próprias da juventude, as realizações alcançadas e a firmeza em suas decisões são características que podem chamar a atenção em alguém de apenas 19 anos.

Formado há mais de dois anos como cabeleireiro, em paralelo ao 2º lugar conquistado na etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, realizada em junho, em Tramandaí, Casagrande acaba de abrir sua própria barbearia. “Não esperava me dar bem na competição, pois tinha muita gente boa, e também não esperava começar um negócio tão cedo, na verdade, nem imaginava que teria um algum dia. Foi tudo repentino, a cabeça está a milhão”, comenta.

Embora demonstre surpresa com os resultados, os objetivos alcançados parecem parte de um destino traçado. Conforme conta, começou o curso de cabeleireiro ainda no ensino médio, mas o gosto pelo ofício vinha de infância. “Eu sempre gostei de mexer com cabelo. Secava e penteava o cabelo de minha mãe, mesmo quando criança”, lembra. A mãe, inclusive, foi quem o incentivou a começar os estudos na área. “Ela sempre quis que eu trabalhasse com isso. Acho que para fazer o cabelo dela”, brinca.

Inspirado por barbeiros de fora como Seu Elias, um dos mais renomados do país, e em profissionais locais como seu Vini Pacheco, com quem aprendeu a cortar cabelo e fazer barba (e onde segue cortando seu cabelo), enquanto se prepara para as próximas competições, Casagrande já sonha além. “Tenho pesquisado sobre Portugal, meu sonho é me sustentar com que faço e quem sabe abrir uma barbearia lá um dia”, compartilha. Quanto às futuras competições , contudo, se mantém comedido. “Nunca estou preparado, sempre tem pessoas melhores que a gente, mas estou ansioso por poder participar”, diz.

“É bom ir aprendendo algo de chinês”

A fala em tom de brincadeira é de Rosângela Maciel Paladio, uma das treinadoras de Casagrande – além dela, o jovem também é treinado por Isadora Vieira e Igor Vessozi. Para Paladio, a expectativa é de ver o pupilo entre os melhores do mundo disputando o WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo que terá sua próxima etapa na China, contando com participantes de mais de 70 países.

Apesar do sonho longínquo que envolve a confirmação de Casagrande entre os melhores do Estado, além de uma vitória na etapa nacional de 2020, a treinadora se diz orgulhosa de Casagrande, primeiro bento-gonçalvense entre os melhores do Rio Grande do Sul na área. “Foi a primeira vez que participamos na competição com a escola de Bento. Fomos despretensiosos, e acabamos nos surpreendendo com a boa colocação”, comemora.