Na última semana foi publicado no Diário Oficial da União, decreto que desativa a 6ª Divisão de Exército, a qual é subordinado o 6º Batalhão de Comunicações. A decisão especifica a nova denominação da Artilharia Divisionária da 6ª DE e a mudança da subordinação da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Com a medida, a DE que tem sede na cidade de Porto Alegre, subordinada ao Comando Militar do Sul, fica desativada a partir de agora.

Em virtude disso, o prefeito Guilherme Pasin, acompanhado de prefeitos da Região, procuraram o comandante do Batalhão, Tenente coronel Alexander Vicente Ferreira, para obter esclarecimentos sobre o decreto. “Nossa preocupação são os prováveis desdobramentos dessa desativação da Divisão a qual o 6º B Com é subordinado, por isso estamos reunidos nesta tarde na busca de informações”, ressalta o Prefeito.

O 6º Batalhão de Comunicações foi criado em 1975, através de Decreto pelo então Presidente da República Ernesto Geisel. O efetivo conta com aproximadamente 450 militares.

No encontro, ficou definido que será realizada uma reunião com os prefeitos da região e, posteriormente, um encontro com a Presidência da República. “Os caminhos foram traçados, não podemos admitir essa trajetória e vamos pleitear a manutenção da 6ª Divisão sem pensar nas consequências negativas que isso pode ter”, afirma Pasin.

Além de Bento Gonçalves, a área de responsabilidade do Batalhão abrange mais vinte cidades da região. Participaram do encontro, os prefeitos de Cotiporã, José Carlos Breda, de Monte Belo, Lirio Turri, de Santa Tereza, Diogo Siqueira, de Carlos Barbosa, Fernando Xavier, de Garibaldi Antônio Cettolin, de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol, e vice-prefeito de Vila Flores, Rudimar Peruzzo.