O ditado “fazer o bem sem olhar a quem” define bem o trabalho da Parceiros Voluntários. O Desafio Voluntário, atividade criada pela ONG em prol de instituições, entidades e comunidade, beneficiou 7 mil pessoas neste ano, entre os dias 27 e 28 de agosto. O número faz parte do envolvimento dos cinco municípios participantes – Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Vacaria, Nova Prata e Marau – na região Serra/Produção, que criaram 104 atividades para envolver escolas, hospitais, creches e tantas outras instituições. Ao todo, as atividades envolveram 1.631 voluntários.

Em Bento Gonçalves, por exemplo, ações foram desenvolvidas por alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul para os vovôs do Lar do Ancião. Além de um bingo que reuniu os internos, os alunos proveram um pouco de entretenimento por meio de uma apresentação de invernada artística com o Projeto Compaixão.

Já no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) ofereceu aos estudantes da EMEF Fenavinho uma aula em que aprenderam a fazer um ‘filtro dos sonhos’. O artesanato foi introduzido na pauta da ação por suas importantes contribuições no desenvolvimento da coordenação motora e estímulo à criatividade. Depois de concluir os trabalhos, receberam lanche e participaram de um momento de integração. “Estas datas trazem um simbolismo muito grande e, por isso, são importantes para estimularmos a mais pessoas a aderirem às nossas fileiras voluntárias”, comenta a coordenadora da unidade em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi.

A campanha é uma iniciativa da ONG para o Dia Nacional do Voluntariado, celebrado todo 28 de agosto. Os interessados em fazer parte da PV em Bento Gonçalves podem obter mais informações pelo telefone (54) 2105.1999.