O Departamento de Voluntariado do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves elegeu a nova presidente do órgão. A colaboradora Margareth Donadel assumiu no dia 29 de novembro, a presidência do Departamento. Ela substitui Nancy Da Ré, com a missão de dar sequencia aos trabalhos realizados pelos voluntários há mais de 20 anos.

De acordo com Margareth, o desafio é manter o trabalho do grupo para alcançar os resultados positivos. “Foi um setor que apoiei desde o início de sua criação e acompanhei de perto o trabalho das voluntárias. Com isso, criei novas amizades e agora o desafio será manter o grupo unido para que os trabalhos continuem tendo os bons resultados que sempre tiveram”, avalia.

Criado em abril de 1996, por iniciativa da superintendência do Hospital Tacchini, o Departamento de Voluntariado conta com o trabalho de 39 mulheres da comunidade que desenvolvem diversas atividades, visando ajudar pacientes carentes internados pelo SUS.

Desde 2003, algumas voluntárias atendem na área da Psiquiatria, onde realizam serviços de estética, com corte de cabelo e embelezamento das mãos. Por celebração das principais festas do ano, como Páscoa, Dia da Criança e Natal, as voluntárias realizam a distribuição de mimos aos adultos e crianças internados pelo SUS.

Ajuda a entidades:

Hoje, o Departamento de Voluntariado colabora com outras entidades do município, repassando o que não é utilizado no seu trabalho. Recebem apoio do grupo o Centro Espírita Nossa Casa, Centro Assistencial São Roque, Lar dos Idosos Lucchese, Equipe de Pastorais da Caridade da Paróquia de Cristo Rei e Capela Santa Rita e Liga de Combate ao Câncer. Para essas entidades foram doadas, 10.704 peças de roupas e 511 calçados.

Alguns números do Departamento de Voluntariado

Na sua despedida, a ex-presidente Nancy Da Ré agradeceu o apoio recebido tanto das voluntárias quanto da administração do Hospital Tacchini. Aproveitou ainda para fazer um balanço das ações realizadas nos últimos três anos. No período, foram doados 5839 peças de roupas aos pacientes internados nas enfermarias e na psiquiatria;

Ocorreu ainda a distribuição de 1392 enxovais de bebês nascidos no SUS, 3.285 fraldas descartáveis e 317 calçados, além de 1.031 produtos de higiene pessoal.

Foram realizados cinco edições do brechó interno, os quais beneficiaram funcionários do Hospital Tacchini. A renda com a venda de produto foi destinada à compra de uma máquina de costura galoneira, bem como tecidos, lãs, diversas confecções e chinelos, entre outros.