O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer alterar a regra que determina aos proprietários de veículos no Brasil substituírem as placas automotivas pelo novo modelo adotado no Mercosul. De acordo com a resolução 729 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a troca seria obrigatória para todos os veículos até o final de 2023. Contudo, o presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Pereira, em audiência da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, disse que a medida será alterada.

A nova resolução tornaria a nova placa obrigatória apenas nas transferências de veículos usados e na compra de carros novos. A matéria será discutida pelo Contran no dia 10 de maio de 2018.

As novas placas terão itens de segurança que permitirão a rastreabilidade dos carros por meio de Código QR e chip, impedindo também a clonagem. O novo dispositivo terá o mesmo desenho em todos os países do Mercosul com quatro letras e três números em fundo branco. No Brasil, selos identificarão o Estado e o Município.

Fonte: Ascom CNM

Foto: Reprodução