DEFINITIVAMENTE, É GUERRA!
O Brasil e o mundo assistem, estarrecidos, a bandidagem agir leve, livre e solta no país inteiro, do Oiapoque ao Chuí. Como esses fora-da-lei perceberam que a legislação, alicerçada numa Constituição fajuta como a que nos foi “brindada” pelo parlamento em 1988, era muito permissiva, não hesitaram em agir onde, quando e como bem entendessem. Agora, assaltam pedestres, empresas, pessoas idosas, deficientes físicos e bancos, explodindo-os ao seu bel prazer. Não satisfeitos, desafiam a população e a polícia promovendo tiroteios à luz do dia, entre si ou contra policiais, como se fossem os donos de tudo. É, sim, a legítima “guerra urbana”, sem regras, sem quartel.

ATÉ QUANDO?
Sim, é o que o povo brasileiro pergunta: até quando esse estado de coisas recrudescerá, graças à uma legislação pífia, feita sob medida para a bandidagem? Quando nossos políticos (os que não são bandidos corruptos, certamente) tomarão vergonha na cara e mudarão essas leis? Quando nossos policiais civis e militares poderão combater bandidos usando meios e armamentos adequados, sem receio de serem execrados pela mídia ou pelos “regulamentos” feitos sob a égide constitucional? O povo brasileiro está sitiado, sem poder usar o direito de ir e vir, receoso de sequer poder voltar para casa do trabalho, da escola ou do lazer. Estamos em ano eleitoral. Se pode esperar algo dessa politicanalhada? Eu não espero absolutamente nada. E você?

ESPERAR O QUÊ?
O que se pode esperar de um governo e de um congresso recheado de corruptos? O que esperar de um governo que nomeia o chefe da polícia federal, chama-o para “conversa sobre sabe-se lá o quê” e depois esse “chefe” diz que não há provas das falcatruas que seus agora subordinados colheram e que deverão ser “arquivadas”? Para completar esse surrealismo todo, eis que o Congresso Nacional, presidido por dois investigados, abriga, como o governo central, um monte de indiciados por corrupção. A bandidagem aplaude de pé e incrementa suas ações contra uma população estarrecida, imobilizada, amedrontada. Será que devemos, mesmo, esperar que as forças armadas tomem a iniciativa de proteger esse povo desesperançado?

TERÁ SOADO O ALARME?
O carnaval de 2018 foi diferente. Ao invés daquela puxação de saco das escolas de samba do Rio de Janeiro aos patrocinadores e outros, eis que protestos explícitos contra políticos, partidos, empresários e instituições chamaram a atenção do mundo. Aqueles a quem me referi muitas vezes na coluna, os tais “manifestantes contra a corrução” (só do PT) foram ridicularizados, chamados de “manifestoches”, já que foram, sim, manipulados tanto ou mais do que foram os petistas. A Escola de Samba Tuiuti e a Beija-Flor bateram com força na corrupção, não só da petezada, mas de TODOS, como qualquer pessoa de mediana inteligência, não fanática partidária, sabe ser a realidade brasileira há cinco décadas. Resta saber, agora, se as mensagens foram entendidas pelo povo e se elas farão com que medidas sejam tomadas contra esse estado de coisas.

AGORA VAI?
Pois o governo do Estado, que detém a maioria dos deputados da Assembleia Legislativa, conseguiu aprovar seu Planos. Vender estatais faz parte deles. Assim como seu colega de partido, antonio brito, Sartori quer vender algumas empresas públicas, mesmo rentáveis. Sim, sei, é mais fácil vender do que exigir que seus diretores sejam pessoas qualificadas e não dependam de “vontade política” do “partido da vez” para comandá-las. Resolver os reais problemas do Estado não é prioridade. Afinal, para quê solucionar o problema do funcionalismo? Para quê solucionar o problema dos “incentivos fiscais”? Para quê combater a sonegação galopante que campeia solta? Sim, se podem ser tomadas medidas paliativas para amenizar o “pepino” imediato, né? O próximo governante que se vire. É assim mesmo?

A LEI É PARA TODOS?
Certamente todos, motoristas e pedestres, devem notar, diariamente, o infindável número de infrações de trânsito que são cometidas. Comecemos pelos ciclistas. Não raros transitam contramão; desrespeitam as mais basilares leis de trânsito como obedecer ao sinal vermelho em semáforos; transitam à noite sem a menor sinalização. E o que dizer de muitos pedestres, que não respeitam a faixa de segurança e até mesmo os semáforos a eles destinados? E os motoristas que não sinalizam manobras, não obedecem a vagas especiais, ligam o pisca-alerta sem motivo e outras coisas mais? Não, a lei não é para todos. Alguns obedecem, outros não e impunemente.

Últimas

Primeira
No Rio de Janeiro, centenas de pessoas foram multadas por fazer xixi em locais públicos. Em pleno 2018 é inacreditável que existam “seresumanos” de tão baixa educação e desrespeitosas;

Segunda
No que diz respeito ao lixo, os “seres suínos” campeiam soltos entre as pessoas civilizadas. Jogam tocos de cigarros no chão e pela janela dos carros. E o que dizer dos que pensam estar em casa e jogam lixo em qualquer lugar? Que tempos, hein?

Terceira
Afinal, quando começarão a fiscalizar os estacionamentos para idosos, gestantes e deficientes nos shoppings e supermercados? Usar cartão específico é obrigação, certo?

Quarta
Escrevi na coluna sobre a “gasolina formulada” e muitos me perguntaram sobre ela. Será que alguém virá a publico para esclarecer isso?

Quinta
Por falar em gasolina, uma grande notícia surgiu nesta 6ª feira: o preço médio baixou de R$ 4,22 para R$ 4,21. Ufa!! Pouco bom?

Sexta
O Inter segue lépido e faceiro rumo ao título do ruralito. Já o Grêmio só pensa na Recopa Sul-Americana. Colorados e gremistas querem esses títulos. Ambos comemorarão ou não?