O Grêmio conheceu, na noite dessa quarta-feira, 20, os adversários na fase de grupos da Conmebol Copa Libertadores 2018. Em sorteio realizado na sede da confederação sulamericana, na localidade de Luque, no Paraguai, o Tricolor foi cabeça de chave. Entre os brasileiros, o Grêmio pegou o grupo teoricamente mais fácil.

Como atual campeão do torneio, com o Tricampeonato da América conquistado recentemente, o Grêmio integrou o Grupo A da competição, abrindo os trabalhos no sorteio. Em seguida, com a revelação dos times, Cerro Porteño/PAR, Defensor/URU e Monargas/VEN foram definidos como os adversários na caminhada inicial no torneio continental. O presidente Romildo Bolzan e o executivo de futebol André Zanotta representaram o Clube na solenidade.

Brasileiros

Ao lado de Palmeiras e Boca Juniors no grupo 8 também estão o Alianza Lima (PER) e uma equipe que sairá das fases eliminatórias. Isso pode tornar a chave ainda mais difícil porque este rival pode ser, entre outras possibilidades, o Olimpia (PAR) ou o Junior Barranquilla (COL).

Classificado para a Libertadores pelo segundo ano consecutivo, o Santos está naquele que é potencialmente o “grupo da morte”. É certo que o time paulista enfrentará o Estudiantes (ARG) e o Real Garcilaso (PER). Dos playoffs sairá o último integrante e entre os candidatos estão Banfield (ARG), Chapecoense e Nacional (URU).

No grupo 7, o vencedor do Campeonato Brasileiro, o Corinthians, vai a Buenos Aires enfrentar o campeão da Copa Sul-Americana, Independiente. Também terá o Millonarios (COL) e Deportivo Lara (VEN).

Haverá também Brasil x Argentina no Grupo 4 (Flamengo x River Plate) e no 5 (Cruzeiro x Racing). Nesta chave também pode haver a presença do Vasco, se o clube carioca passar por duas fases eliminatórias.