A empresa Loss Construções e Pré-Moldados Ltda foi à vencedora da concorrência pública nr. 021/2014 para execução da obra de construção da Praça de Esporte e da Cultura – PEC (obra civil e ar condicionado), no bairro Ouro Verde em Bento Gonçalves.

Na sessão de julgamento de propostas, ocorrida no último dia 10 de setembro, a empresa foi considerada habilitada tendo apresentado a proposta final no valor de R$ 2.123.196,97. Após o encaminhamento dos trâmites burocráticos – o que deve ocorrer num prazo de cerca de 20 dias, a partir da assinatura do contrato, a empresa vencedora do processo licitatório terá seis meses para executar o serviço.

Financiada com recursos dos ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego, a Praça do PEC visa a integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em áreas de alta vulnerabilidade social.

A obra foi paralisada em outubro de 2012 devido a uma crise financeira nas contas da prefeitura. Em busca de retomar a obra o atual governo já havia lançado um edital de licitação em 2013, mas, ninguém se habilitou. Novas adequações foram feitas no projeto e agora o processo foi concluído. A praça contemplará Biblioteca, Tele-centro, Quadra Coberta, Sala Multiuso, espaço para ginástica entre outros.