Durante o ano de 2017, a Defesa Civil, departamento vinculado a Secretaria Municipal de Segurança realizou seis capacitações para voluntários. Em média, 600 pessoas participaram dos encontros, que abordaram temas como primeiros socorros, prevenção de incêndio, e desastres naturais.

Conforme o coordenador Thiago Fabris, os encontros tiveram o objetivo de preparar a população para possíveis situações que possam colocar em risco a sua vida e dos seus próximos. “Buscamos capacitá-los para impedir que percamos mais vidas por situações que poderiam ser evitadas. No decorrer das capacitações percebemos um aumento considerável no número de interessados, para tanto em 2018 continuaremos com os mesmos trabalhos realizados”, salienta.

Desde abril do ano passado, a Defesa Civil estabeleceu novas diretrizes, como o serviço de prevenção realizado diariamente, o qual diminuiu em quase 100% o número de ocorrências no Município.

No mês de novembro, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em parceria com os órgãos de segurança, foi realizada a 1ª simulação de acidentes de grandes proporções, envolvendo um elevado número de vítimas. A ação teve por objetivo aproximar o máximo possível a situação da realidade para avaliar a capacidade operacional dos recursos que estão a disposição no momento do sinistro.